Usar areia como substrato do aquário é altamente recomendável, especialmente para as espécies de peixes que necessitam dela para ajudar na digestão. Limpar esse substrato e mantê-lo limpo é uma parte importante na manutenção de um ambiente saudável para o seu peixe. Pedaços de comida e resíduos do peixe podem acumular e penetrar no substrato, provocando o crescimento de bactérias e algas que deixarão a água turva. Não importa se usa areia fina ou grossa, o método de limpeza é basicamente o mesmo.
Instruções
-
Desligue o sistema de filtro do aquário antes da limpeza, para evitar entupi-lo ao mexer na areia. Remova todas as decorações e as pedras grandes, mas deixe as plantas que estão enraizadas na areia.
Loading... -
Coloque uma extremidade do tubo horizontalmente sobre a superfície da areia. Encha-o com água a partir da outra extremidade e coloque-a em um balde no chão. A gravidade criará um sifão e a água começará a escorrer para o balde.
-
Mova o tubo suavemente ao longo da superfície da areia, aspirando uma fina camada do topo. Os resíduos do peixe e a comida velha serão puxados para fora, junto com um pouco de areia. Depois, recoloque as pedras e decorações. Repita essas etapas de 2 a 4 semanas, dependendo do tamanho do seu tanque e de quantos peixes viverem nele.
-
A cada três meses, mexa vigorosamente a areia com os dedos depois de desligar o filtro. Isso permitirá que os resíduos do peixe, comidas velhas e outros detritos flutuem na água. Aguarde alguns instantes para a areia descer. Os subprodutos de peixe são mais leves do que a areia e continuarão flutuando. Depois, ligue o filtro para limpar a água com os detritos.