Como limpar tapetes kilim

••• www.sxc.hu/photo/462667

Tapetes kilim são feitos à mão, sendo os mais famosos da Turquia, mas são feitos em outras áreas do mundo. Alguns tapetes orientais são classificados erroneamente como kilim; os originais são entrelaçadas de forma que os fios não se sobrepõem. Na verdade, possuem um desing simples em ambos os lados que podem ser usados virados para cima. Sua limpeza é necessária apenas a cada poucos anos. Você talvez queira levá-lo para uma empresa especializada ou usar o método de limpeza comum entre os turcos.

Passo 1

Use uma vassoura pequena para escovar seu kilim. Você também poderá usar uma vassoura elétrica ou aspirador, mas use uma configuração mais baixa e sem escova giratória. Evite aspirar na franja. Vire o tapete e faça a mesma coisa na parte de baixo. Limpe bem o piso por baixo.

Passo 2

Dissolva o sabão de azeite ralado puro em água fria. Use a ponta de sua mão para aplicá-lo no tapete longitudinalmente. Faça cursos curtos e suaves, empurrando a sujeira de uma ponta do tapete para a outra.

Passo 3

Use uma escova de cerdas duras (por exemplo, com cabo de madeira e cerdas resistentes) e mergulhe-a em água e sabão. Em seguida, aplique-a em cursos curtos e suaves passando da parte de cima do tapete para baixo. Novamente, tente mover a sujeira de um lado para outro. Sobreponha seus cursos.

Passo 4

Esfregue uma tampa de panela com borda arredondada em movimentos circulares de cima para baixo no tapete.

Passo 5

Repita os passos de 3 a 5 várias vezes em ambos os lados do tapete. Em seguida, lave-o várias vezes com água limpa.

Passo 6

Coloque o kilim estendido para secar, de preferência exposto ao sol. Poderá levar até dois dias para secar completamente. Vire o tapete várias vezes ao dia para secá-lo completamente.

Mais recentes

×