×
Loading ...

Lista dos cinco recursos naturais mais importantes

Os recursos naturais são os produtos do planeta que utilizamos na indústria e para viver. Alguns deles são absolutamente essenciais para nossa sobrevivência, tal como a água, enquanto outros são usados para aumentar o conforto, por exemplo, os produtos de petróleo. Alguns recursos são mais abundantes do que outros, o que é geralmente correlacionado com o quão importante esse recurso é para o nosso modo de vida.

Quedas d'água (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Água

Sem dúvida, a água é o recurso mais abundante no planeta. Cerca de 72% da Terra é coberta por água. A raça humana está concentrada em apenas pouco mais de um quarto da superfície do planeta, mas, sem a água que ocupa o resto do espaço, os homens pereceriam. Exigimos esse líquido diariamente para sobrevivência, a comida é cultivada com ele e nossos próprios corpos são compostos de água. Apesar de existir em abundância, menos de 10% da água é potável. O resto é água salgada.

Loading...
Mulher jovem pegando água do córrego (Fuse/Fuse/Getty Images)

Petróleo

O petróleo é um dos recursos naturais mais valiosos do mundo e um dos mais essenciais para nosso modo de vida moderno. Os setores de transporte e produção são completamente dependentes de produtos petrolíferos. Como resultado, toda a face do planeta está mudando com a corrida dos países para proteger seus recursos petrolíferos. Guerras foram travadas por esses recursos na era moderna, enquanto que os conflitos do passado eram em torno de ouro e diamantes. A preocupação com o esgotamento das reservas de petróleo é um dos grandes desafios do século 21.

Bomba de petróleo no campo (ViktorSpade/iStock/Getty Images)

Carvão

O carvão ainda é o tipo mais eficiente de combustível para geração de calor. É tão abundante que, nos EUA, por exemplo, não há necessidade de importá-lo como a outros recursos. Além disso, os EUA, Reino Unido, China e Índia têm mais carvão do que qualquer outro recurso natural dentro de suas fronteiras.

Trem carregado de carvão (bissell/iStock/Getty Images)

Florestas

A indústria florestal é grande em países como o Canadá, sendo este exemplo de país com forte dependência desse material. Cada página de papel e cada madeira que constrói as casas que as pessoas habitam são produtos dessa indústria. Florestas também fornecem habitat para muitas das criaturas na Terra e desempenham papel fundamental no fornecimento de ar limpo. A engenharia florestal é uma indústria de energias renováveis​​, desde que o recurso seja gerido adequadamente.

Estrada pela floresta (Vitaliy Pakhnyushchyy/iStock/Getty Images)

Ferro

O ferro foi, possivelmente, o recurso natural elementar mais importante na Terra até a dependência da idade moderna dos produtos petrolíferos. Tal material deu subsídios para nossos antepassados ​​forjarem armas mais fortes, construírem transportes melhores e edifícios mais altos e, finalmente, permitiu que o mundo moderno tomasse forma. O ferro e o aço ainda são extremamente importantes hoje. China, Austrália, Brasil e Rússia são os principais agentes desse mercado.

Ferreiro moldando ferro (lior2/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...