Comparação nutricional entre quinoa vermelha e quinoa branca
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
A quinoa é tão nutritiva que a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (ONU) nomeou-a o grão do ano em 2013. Comparada a outros grãos, como trigo ou arroz, a quinoa é a melhor fonte de proteína, bem como de uma série de vitaminas e minerais. Como outros grãos, a quinoa está disponível em diferentes cores, incluindo a vermelha e a branca. Apesar de serem o mesmo grão, há sutis diferenças nutricionais entre a quinoa vermelha e a branca.
Contagem de calorias
Há pouquíssima diferença de calorias entre a quinoa vermelha e a branca. Uma porção de 1/4 de xícara de chá de quinoa vermelha crua contém 170 calorias, enquanto que a mesma porção de quinoa branca contém 172 calorias.
Carboidratos e fibras
Uma porção de 1/4 de xícara de chá de quinoa vermelha contém 32 g de carboidratos e 5 g de fibras, enquanto que a mesma porção de quinoa branca contém 31 g de carboidratos e 3 g de fibras. Se você estiver tentando aumentar a ingestão de fibras, a quinoa vermelha é a melhor opção. Isso ajuda a controlar a fome e a melhorar a saúde do coração e reduz o risco de diabetes tipo 2.
Gorduras e proteínas
A quinoa vermelha e a branca possuem a mesma quantidade de proteínas por porção, mas possuem sutis diferenças no teor de gordura. Uma porção de 1/4 de xícara de chá de ambos os grãos contém 6 g de proteínas, enquanto que a mesma porção de quinoa vermelha contém 2 g de gordura e a branca, 3 g. Ao contrário de outros grãos, a quinoa contém altas quantidades de lisina, um aminoácido essencial, o que a torna uma fonte de proteína de alta qualidade.
Teor de micronutrientes
Quando se trata de vitaminas e minerais, a quinoa branca é a melhor opção. Uma porção de 1/4 de xícara de chá de quinoa branca crua corresponde a 12% do valor diário de ferro, 50% do valor diário de riboflavina e 23% do valor diário de fósforo. A mesma porção de quinoa vermelha corresponde a 10% do valor diário de ferro e fósforo e 15% do valor diário de riboflavina. Tanto o ferro como a riboflavina auxiliam na manutenção de glóbulos vermelhos saudáveis e o fósforo é necessário para manter dentes e ossos saudáveis.
Referências
- Food and Agricultural Organization of the United Nations: Quinoa [em inglês]
- Purdue University: Quinoa [em inglês]
- Eden Foods: Quinoa vermelha [em inglês]
- Amazon: Grãos da Antiguidade: Informação nutricional [em inglês]
- Ministério da Agricultura e Ministério da Saúde e Serviço Social dos Estados Unidos: Dietary Guidelines for Americans, 2010 [em inglês]
- Office of Dietary Supplements: Ferro [em inglês]
- MedlinePlus: Riboflavina [em inglês]
- MedlinePlus: Fósforo [em inglês]
Sobre o Autor
Jill Corleone is a registered dietitian and health coach who has been writing and lecturing on diet and health for more than 15 years. Her work has been featured on the Huffington Post, Diabetes Self-Management and in the book "Noninvasive Mechanical Ventilation," edited by John R. Bach, M.D. Corleone holds a Bachelor of Science in nutrition.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images