Como se livrar dos pequenos insetos voadores na terra dos vasos de plantas

••• Sarah Vantassel/Demand Media

Aqueles malditos insetinhos voadores que parecem se materializar de lugar nenhum são mosquitos-de-asa-preta-dos-fungos. Eles têm grande interesse nos fungos criados pelo material vegetal em decomposição na terra para plantio, onde eles gostam de criar a prole. As fêmeas adultas colocam os ovos na terra úmida, permitindo que eles choquem e virem larvas famintas com uma fonte de alimentos abundante convenientemente próxima. Os mosquitos-de-asa-preta-dos-fungos são pequeninos demais para serem mortos com mata-moscas ou jornais enrolados. Contudo, é possível combatê-los ferozmente com um arsenal eficaz que pode ser encontrado no armário da cozinha.

Interrompa as provisões

Passo 1

Sarah Vantassel/Demand Media

Tire a planta afetada do vaso. Esfregue o pote com água bem quente e sabão, enxague bem e deixe secar completamente ao ar livre. Utilize uma embalagem fechada de terra para plantio estéril. Misture partes iguais de terra e perlita. Recoloque a planta no vaso. Jogue fora a terra para plantio usada, a qual provavelmente está infestada com as larvas do insetinho voador. Feche-a dentro de uma sacola plástica reutilizada e descarte. Não jogue o material na sua pilha de compostagem.

Passo 2

Sarah Vantassel/Demand Media

Corte quaisquer partes da planta que estejam mortas ou morrendo acima da terra. É disso que os adultos voadores se alimentam.

Passo 3

Sarah Vantassel/Demand Media

Faça uma cobertura morta com asfagno. Uma camada com profundidade de um a dois centímetros manterá a superfície do solo seca o suficiente para torná-la inóspita para esses insetos voadores que ficam na terra dos vasos.

Passo 4

Sarah Vantassel/Demand Media

Elimine o excesso de umidade no vaso. Isso não agradará aos insetos voadores e a falta de água rapidamente matará a prole na terra. Reduza a rega a ponto de permitir que a planta fique seca o máximo possível sem ser prejudicada. Certifique-se de que o vaso tenha drenagem excelente. Drene a planta na pia até não haver mais água escorrendo. Livre-se do pratinho onde o vaso é colocado. Ele armazena água, o que atrai os insetos.

Capture os insetos

Passo 1

Sarah Vantassel/Demand Media

Faça uma isca irresistível para as larvas com uma batata crua. Corte-a em pequenos cubos e coloque vários deles na terra da planta. Os filhotes de inseto irão se alimentar da isca em um ou dois dias. Feche os pedaços de batata com as larvas grudadas em uma sacola plástica reutilizada e jogue fora em uma lixeira ao ar livre.

Passo 2

Sarah Vantassel/Demand Media

Pegue os insetinhos voadores com armadilhas grudentas. Faça uma colorindo os dois lados de uma ficha para arquivo 3X5 com um giz ou marcador amarelo. Prenda em um palito de sorvete e passe vaselina sobre toda a superfície da ficha. Enfie a armadilha na terra. Logo os insetos voadores estarão infalivelmente presos na gelatina pegajosa.

Passo 3

Sarah Vantassel/Demand Media

Faça uma armadilha para os insetos voadores com um copo plástico descartável. Despeje um centímetro de cerveja, vinho, suco de fruta ou vinagre no copo e acrescente uma gota de detergente líquido. Os insetos irão até o açúcar fermentando e o sabão fará com que eles afundem no líquido, assim que tocarem nele. Coloque fita adesiva transparente sobre a abertura do copo e faça um furo de três milímetros próximo ao centro da fita. O furo deixa os insetos entrarem, mas a mira deles não é das melhores e eles ficarão grudados na fita adesiva se tentarem sair lá de dentro. Coloque a armadilha perto da planta e logo você terá um copo cheio de insetos convenientemente embalados para um prático descarte.

Mais recentes

×