Como se livrar de ratos em um apartamento

Aprenda a eliminar os ratos da sua casa

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Os ratos são um problema particularmente comum em prédios antigos, pois eles muitas vezes encontram um acesso fácil ao edifício. Se você tem ratos em seu apartamento, a culpa pode não ser sua — poderia ser o seu vizinho ou apenas a condição do prédio. Ainda assim, isso não significa que você tenha que aceitar esses roedores importunos. Você pode reagir.

Step 1

Compre ratoeiras em qualquer loja de ferragens, supermercado, farmácia ou grandes lojas.

Step 2

Arme as armadilhas onde quer que você já tenha visto os roedores e em qualquer parte do apartamento que seja o lugar mais lógico para os ratos se esconderem. Os que forem saudáveis evitarão as áreas abertas onde as pessoas possam vê-los. Eles correrão de um cômodo para outro ao longo das paredes, portas, nos cantos, debaixo dos móveis e em espaços quentes e/ou escuros. Esteja à procura de uma aglomeração de fezes de rato. Elas serão suaves, pequenas e pretas e em forma de grãos de arroz em miniatura ou pequenos charutos. Onde quer que você encontre os excrementos, coloque uma ratoeira.

Step 3

Coloque lã de aço nos buracos da parede com mais de meio centímetro. Inspecione o seu apartamento com atenção em busca de pontos de entrada em suas paredes. Olhe sob as pias e perto de radiadores, nos armários e ventiladores. Preste muita atenção às áreas onde as tubulações entram no seu apartamento. Muitas vezes, os buracos abertos na parede não são firmes, deixando um amplo espaço para os ratos entrarem e saírem sem serem detectados. Verifique todos os rodapés da casa à procura de buracos que os ratos possam ter mastigado.

Step 4

Limpe todo o seu apartamento e mantenha-o sempre limpo. Varra debaixo de mesas e na cozinha com frequência.

Step 5

Fale com seus vizinhos para saber se eles também estão tendo o mesmo problema. Pode ser possível determinar, com base em quem está com problemas e que não está, quais as paredes e as áreas do seu apartamento você deve concentrar a sua atenção.

Step 6

Coloque uma toalha debaixo da sua porta da frente para bloquear qualquer ponto de entrada pelo corredor.

Step 7

Fale com o seu senhorio para agendar uma visita da empresa de controle de pragas. Algumas empresas de gestão podem ser receptivas e outras podem não ser. Seja educado, mas persistente.

Step 8

Coloque alimento contido em sacos plásticos ou caixas de papelão em recipientes plásticos rígidos, como Tupperware. Não deixe frutas à vista sobre o balcão. Coloque qualquer coisa remotamente comestível (incluindo sacos de chá, sementes e grãos crus) em um recipiente rígido. Até a comida que você mantém no armário ou na despensa deve ser colocada em um recipiente que possa ser selado. Tenha em mente que nada é seguro para ser deixado de fora.

Step 9

Elimine quaisquer pilhas de papéis espalhadas pelo apartamento.

Step 10

Verifique as armadilhas com regularidade. As ratoeiras com mola precisam ser inspecionadas uma vez por dia ou a cada dois dias. Aquelas de cola podem ser verificadas com menos frequência. No caso dessas últimas, o rato não morrerá imediatamente. Eles geralmente são capturados à noite, quando as luzes estão apagadas, pois são animais noturnos que evitam as pessoas. Se um rato for capturado em uma armadilha de cola, você provavelmente acordará no meio da noite devido ao guincho do roedor.

×