Como lixar o bico de uma calopsita

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

A calopsita usa seu bico para muitas atividades, como descascar sementes, arrumar suas penas, e proteger a si contra outros pássaros. Como a mandíbula dos humanos, o bico da calopsita é construído de maxilar superior e mandíbula inferior. A ponta do bico é igual a unha do ser humano, não tem nervos e não é sensível. A parte mais próxima do bico da calopsita dela mesma tem nervos e fornecimento de sangue. O bico da calopsita para ser saudável tem que ser liso, não ter descoloração, rachaduras, e ser do tamanho certo. Nos casos raros você pode precisar lixar para mantê-lo na forma e comprimento certo.

Primeira seção

Passo 1

Coloque o poleiro com lixa dentro da gaiola da calopsita. Eles geralmente são feitos de argila ou concreto. Sua calopsita vai usá-lo para lixar suas unhas e o bico. Quando ficar desgastado é só trocar.

Passo 2

Coloque o osso de Siba do lado da gaiola, do lado do puleiro. A calopsita vai morder ele e suavemente lixar o bico para o tamanho certo.

Passo 3

Coloque diversos brinquedos na gaiola de sua calopsita. As calopsitas gostam de brinquedos com corda, blocos de madeira, grânulos plásticos, e pedaços de côco. Seu passarinho vai bicar os brinquedos e afiar o seu bico. Lembre-se de mudar os brinquedos para que sua calopsita não fique entediada.

Passo 4

Use um lixador cuidadosamente para tirar o excesso do bico. Primeiramente, consulte seu veterinário para encontrar a lixa com a forma e comprimento adequados para o bico da sua calopsita. Cubra sua calopsita gentilmente com uma toalha para contê-la. Fixe um pequeno pedaço de pedra carborundum ou um disco de grão de diamante no lixador. Muito cuidadosamente, lixe a ponta do bico no comprimento apropriado. Aplique pó hemostático no bico se houver sangramento.

Mais recentes

×