×
Loading ...

Como localizar ideias-chave em um texto

Uma das habilidades mais importantes que alunos do ensino fundamental devem desenvolver é a capacidade de reconhecer a ideia principal de uma história ou passagem. Os professores podem explicar este conceito claramente dizendo aos alunos que ele é a razão pela qual o autor escrevera a história e todo o resto somente dá detalhes sobre a ideia principal ou tenta convencer que ela é verdadeira. Reforce os conhecimentos dos alunos ajudando-os a identificar as ideias-chave de forma interativa - trabalhando em duplas, o que o primeiro deixa passar, o segundo não, e assim eles vão aprendendo um com o outro.

Instruções

Os alunos podem ajudar-se mutuamente a entender o conceito de ideias-chave (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Compare histórias e artigos a pirâmides, dizendo que a ponta delas é como a ideia-chave do trecho, seu meio é como as ideias que apoiam e reforçam a ideia-chave e a base os detalhes que reforçam as ideias que apoiam. Desenhe uma pirâmide na lousa para ilustrar isso.

    Loading...
  2. Divida os alunos em grupos de quatro, e dê a cada um quatro parágrafos expositivos ou artigos curtos de jornal, um para cada aluno. Peça a eles para que leiam suas passagens em voz baixa, e escrevam o que eles acham que é a ideia-chave e seus suportes.

  3. Peça que após lerem e escreverem, passem o texto para que todos possam ler os quatro e anotar suas opiniões sobre a ideia-chave.

  4. Peça ao grupos para discutir as passagens e as principais idéias que escolheram. Cada grupo deve tentar chegar a um consenso sobre cada passagem. Se eles discordarem sobre um determinado trecho, devem considerar todas as respostas, sem eliminar nenhuma.

  5. Desenhe uma pirâmide na lousa e peça aos grupos que compartilhem suas respostas sobre as passagens. Escreva a ideia-chave escolhida pelo grupo no topo da pirâmide e seus suportes abaixo dela. Pergunte se eles se lembram de detalhes específicos que devem ficar na base da pirâmide. Se sim, escreva-os no lugar apropriado.

  6. Pergunte à classe se todos concordam com as respostas. Será que esses suportes realmente reforçam a ideia principal? Se os alunos tiverem escolhido a ideia-chave errada, discuta com a classe quais daqueles suportes na realidade podem ser a ideia-chave.

  7. Se o grupo discordar de algumas respostas, escreva as possíveis soluções ao lado da pirâmide e discuta com a sala qual se encaixaria melhor como ideia-chave. Discuta também quais seriam os suportes para ela.

  8. Apague a pirâmide quando tiver terminado de discutir a passagem, e faça o mesmo com o próximo grupo. Você pode discutir uma ou mais passagens com cada grupo, se precisar reforçar ainda mais o conceito.

Loading...

O que você precisa

  • Quadro branco
  • Parágrafos ou pequenos artigos
  • Papel
  • Lápis

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...