Malhar com filme plástico ao redor do abdômen ajuda a perder a gordura da barriga?
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Não importa quantas vezes os especialistas desmintam suas afirmativas, alguns elementos da indústria da perda de peso gastam bilhões de reais por ano para convencer as pessoas de que elas podem emagrecer com êxito ao aderir aos truques e modismos. Um tratamento com filme plástico é um exemplo deste tipo de moda -- uma ideia que parece fazer sentido, mas que tem poucos efeitos reais.
Como perder gordura
Você perde gordura quando faz o seu corpo queimá-la. Se você come mais calorias do que as que queima em exercícios e outras atividades, seu corpo armazena o excesso de energia em forma de gordura. Quando se queima mais calorias do que se ingere, seu corpo queima a gordura para compensar a diferença. A gordura queimada se vai e você perde peso.
Filme plástico e perda de peso
Algumas modelos, fisiculturistas e atletas de combate usam filme plástico e métodos similares para criar uma barreira à prova d'água em sua pele enquanto se exercitam. Isso estabelece um ambiente úmido na área coberta, elevando a temperatura local e fazendo com que o atleta sue mais. Isso significa que se está perdendo peso de água, o que pode fazer a diferença a curto prazo para uma sessão de fotos, pesagem ou competição. No entanto, esse peso volta quando a pessoa se reidratar -- e não tem nada a ver com a gordura da barriga.
Redução localizada
A ideia de que você pode focar em áreas específicas do corpo para perda de peso é chamada de "redução localizada"; um mito da ginástica desmentido firmemente. O seu corpo não perde peso de uma parte direcionada, mesmo que você foque nela ao escolher os exercícios ou a envolva com filme plástico; ele perde peso de sua totalidade. Mesmo que o filme plástico aumente sua queima de gordura, envolver a sua barriga com um pedaço de filme não acelerará a perda de gordura daquela área isoladamente.
Conclusão
Não, exercitar-se com filme plástico ao redor do abdômen não lhe ajudará a perder gordura da barriga. Em vez disso, você terá melhores resultados ao seguir o conselho dos especialistas: coma menos calorias e se exercite mais.
Referências
- "Eat, Drink and Be Healthy"; Walter Willett et. al.; 2004 [em inglês]
- "Body for Life"; Bill Phillips; 1999 [em inglês]
- "You: Losing Weight"; Mehmet Oz; 2011 [em inglês]
Sobre o Autor
Jake Wayne has written professionally for more than 12 years, including assignments in business writing, national magazines and book-length projects. He has a psychology degree from the University of Oregon and black belts in three martial arts.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images