Manchas alaranjadas na parede do banheiro

••• Marili Forastieri/Lifesize/Getty Images

Quando os primeiros sinais de qualquer coisa laranja aparecerem na parede do chuveiro do banheiro, medidas imediatas devem ser tomadas para a remoção. No mínimo, a mancha alaranjada persistente em seu chuveiro pode criar um perigo para a saúde de sua família.

Identificação

O material laranja na parede de um chuveiro do banheiro geralmente começa rosa claro e pode ser encontrado em outras partes do chuveiro e na cortina. Esse material também pode ser encontrado em torno da pia, no vaso sanitário e no tanque.

A causa da água dura

A água que tem um alto conteúdo de minerais, incluindo o ferro, deixará manchas de ferrugem em torno das torneiras, ralos e cantos da banheira e chuveiro. A espuma endurecida na parede do chuveiro irá reter a água, causando ferrugem sobre ela.

Causa bactericida

Image by Flickr.com, courtesy of Umberto Salvagnin

Serratia marcescens é uma bactéria presente na água. O crescimento é estimulado quando a umidade está presente por longos períodos de tempo. Se for deixado, o crescimento pode se tornar vermelho escuro. Quando introduzido no corpo humano, diversos problemas infecciosos podem ocorrer.

Remoção

O alvejante irá matar as bactérias. Limpe bem o chuveiro com água sanitária ou produtos de limpeza à base de cloro. A espuma de sabão endurecida poderá exigir uma esponja abrasiva ou escova. Uma ferrugem persistente e manchas minerais podem ser removidas com um produto específico para eliminar a ferrugem e outros minerais.

Prevenção

Limpezas regulares com um produto à base de cloro impedirão que as bactérias, que criam o material laranja, encontrem um habitat no chuveiro do banheiro.

Mais recentes

×