Maneiras rápidas de remover uma cavilha de madeira

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Em muitos casos, uma cadeira, mesa ou estante pode parecer irrecuperável por conta de uma cavilha quebrada em uma das partes da mobília. Porém, com cuidado a cavilha pode ser retirada e substituída por uma nova, dando vida à velha mobília. Com uma preparação cuidadosa, retirar a cavilha de madeira não é difícil.

Prepare a cavilha

Dependendo da razão para retirar a cavilha do material de apoio, você pode ter que fazer algumas preparações para trabalhar. Se estiver quebrada e possui farpas e madeira quebrada, remova o máximo que conseguir e tente aplainar a cavilha ao mesmo nível do material de suporte. Se um pedaço maior da cavilha estiver para fora, você pode ter que usar uma serra para cortá-la ao nível do resto da madeira. Lixar também pode ajudar no processo depois.

Marque o centro da cavilha

Meça e marque o centro da cavilha. Para fazer isso, coloque uma marca através da cavilha, em seu ponto mais largo. Repita isso na outra direção para formar um X. O centro do X deve ficar no centro da cavilha. Use uma chave de fenda, prego, punção ou outra ferramenta para fazer uma marcação guia no centro da cavilha.

Retire a cavilha

O passo final é retirar a cavilha. A melhor broca para isso é a broca chata. Elas são mais fáceis de centralizar do que as outras. É importante estar ciente da profundidade da cavilha. Use um sistema para impedir que a broca atravesse a tábua ou a madeira onde está a cavilha, ou simplesmente confie em seu julgamento. É melhor usar uma parada ou outro indicador para evitar enganos, e perfurar através da madeira. A prensa para furadeira permite um controle do processo de retirada da cavilha. A madeira onde ela está pode ser fixada em uma prensa para ter mais estabilidade. Além disso, muitas prensas possuem paradas que impedem um furo profundo e mantem a mão alinhada. Para retirar a cavilha, alinhe uma broca da mesma largura com o centro marcado e lentamente retire a cavilhe.

Mais recentes

×