Como fazer um liofilizador?

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um liofilizador é um dispositivo que é utilizado para preservar alimentos perecíveis. A liofilização realizada por esse aparelho desidrata os alimentos retirando a água deles e colocando gás no seu lugar. Essa é uma excelente forma de manter o valor nutricional, cor, forma, e textura dos alimentos. Existem muitos modelos de liofilizadores para esse tipo de uso, porém a maioria deles é extremamente cara. Uma alternativa barata para isso é criar o seu próprio modelo.

Passo 1

Adquira uma caixa térmica de isopor, caso você já não possua uma. O tamanho da caixa dependerá da quantidade de alimento que será desidratado. O liofilizador deve ser pequeno o suficiente para guardar o alimento sem deixar muito espaço sobrando.

Passo 2

Coloque uma camada de gelo seco na base da caixa térmica quando você quiser transformá-lo em um liofilizador. Não coloque o gelo seco dentro da caixa se você não for utilizá-la logo em seguida.

Passo 3

Coloque o alimento sobre a camada de gelo seco. Tome cuidado para não empilhar a comida, os itens devem ser colocados lado a lado dentro da caixa térmica. Cubra os alimentos com uma nova camada de gelo seco e repita o procedimento se ainda restar alimentos a serem congelados. A última camada a ser colocada dentro da caixa precisa ser de gelo seco.

Passo 4

Feche a caixa térmica com a tampa e aguarde 30 minutos. Verifique se os alimentos que passaram pelo procedimento estão congelados como uma rocha, caso contrário, tampe novamente a caixa e verifique os itens a cada 5 minutos. Quando os alimentos estiverem congelados, eles devem ser colocados em um freezer comum até o dia que forem consumidos. Se os itens foram selados a vácuo, eles não precisam ser colocados no freezer e podem ser armazenados na dispensa ou armário de comida.

Mais recentes

×