Como fazer uma marimba com tubo de PVC

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Se você gosta de fazer instrumentos musicais com materiais não ortodoxos, poderá construir uma marimba com canos de PVC. A marimba é um instrumento de percussão, normalmente feito com tubos de metal, prato de latão ou tubos e prato de madeira. Ao construir uma marimba de PVC, obterá um tom mais seco do que obteria com uma comum. Entretanto, poderá construí-la com um sistema de afinação que permita ajustar os tons de cada nota.

Passo 1

Corte seis pedaços do tubo de PVC com a serra de bancada. Corte o primeiro pedaço com 10 cm, o segundo com 15 cm, o terceiro com 20, o quarto com 25 cm, o quinto com 30 e o sexto com 35 cm.

Passo 2

Faça uma marcação a 8 cm da parte superior de cada um dos canos e um furo de 1/2 polegada em cada um.

Passo 3

Com o limpador de PVC, limpe a extremidade onde foram feitos os furos e o interior dos canos.

Passo 4

Passe cola para PVC nas ponteiras e deslize-as em cada um dos canos.

Passo 5

Com a serra de bancada, corte um pedaço de 50 cm de comprimento do rebite de 1/2 polegada.

Passo 6

Deslize os canos no rebite e segure-os juntos, com as porcas de 1/2 polegada. Aperte-as com a chave de roda.

Passo 7

Com a serra de bancada, corte seis pedaços de cano de 3 polegadas com comprimento de 25 cm. Corte o comprimento de cada peça com a serra circular, para dividir os canos de PVC em um lado.

Passo 8

Bata cada cano e depois deslize-o no fim do primeiro dos seis canos conectados. Deslize o cano por todo o comprimento do outro.

Passo 9

Ligue o afinador cromático e bata na parte superior do tubo mais longo, com a baqueta. Deslize o tubo até encontrar a nota completa mais próxima. Repita isso com cada marimba adicional.

Passo 10

Com um lápis, marque o interior de cada tubo onde será inserido o outro.

Passo 11

Limpe os canos com limpador de PVC e aplique cola específica no tubo interno. Deslize-os nos tubos externos, até que se alinhem com as marcas.

Mais recentes

×