×
Loading ...

Materiais para a construção de um cais de atracação de barcos

Proprietários de terrenos à beira do mar ou de lagos podem construir seu cais ou trapiches utilizando ferramentas básicas e com pouco conhecimento de carpintaria. O cais para atracamento de barco é comumente construído de madeira, mas também pode ser feito de alumínio e outros materiais. Os materiais a seguir foram projetados para construir um cais flutuante feito de madeira, de dimensões 5 x 5 m. Cais e trapiches flutuantes são fáceis de serem movidos e retirados da água, facilitando a limpeza e manutenção.

Um cais flutuante é ideal para uma casa de férias de frente para um lago (boat on a dock image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Madeira

Para construir seu próprio cais flutuante de 5 x 5 m, recomendamos 19 peças de 5 x 25 cm de madeira autoclavada, com 5 m de comprimento. O processo de autoclave melhora a resistência da madeira contra água, insetos e fungos. O projeto ainda prevê 35 peças de madeira de 2,5 x 15 cm, com 5 m de comprimento, e 16 peças de 5 x 15 cm com 40 cm de comprimento.

Loading...

Peças e maquinário

Para a construção do cais, são necessárias 6 placas de isopor de 50 cm de largura, cerca de 3 m de comprimento e cerca de 25 cm de espessura. Quatro cantoneiras em perfil L ou tri-axiais de 1 cm de espessura e 50 cm de altura.; quatro canos de 15 cm de diâmetro e de comprimento correspondente à profundidade de onde o cais ficará; 32 parafusos de cabeça sextavada, com 1,5 cm de diâmetro e 7 cm de comprimento, e 32 porcas e arroelas, com respectivamente 1,5 e 1,6 cm. Pregos galvanizados de 10 cm para fixação das tábuas; pregos espirais de 7 cm para o deck e 8 anéis de atracação.

Ferramentas

As ferramentas necessárias incluem uma furadeira elétrica com broca para madeira, chave de roda com encaixe 7/8, martelo, serra, serra circular, fita métrica, esquadro e pinceis para marcação. Um pedaço de madeira de 1 cm de espessura e cerca de 240 cm² pode ser utilizado para construir os cantos do deck. Reutilize esse pedaço de madeira para a subida do cais na areia ou na grama.

Considerações

A maior parte dos materiais necessários para completar esse projeto está disponível em lojas de materiais de construção. Um cais de 5 x 5 m é o suficiente para atracar até quatro barcos pequenos, como lanchas de alumínio e barcos a remo. A plataforma possui estabilidade suficiente para águas calmas e pode também acomodar um banco ou cadeira para maior conforto. É possível construir um cais menor, de cerca de 4 x 4 m, se não tiver tanto espaço (ou material) disponível. Para construir um cais menor, apenas mude o comprimento das tábuas de apoio e de superfície para se adequarem ao tamanho do seu cais.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...