Que material é utilizado para fazer mesas de bilhar?

••• K-King Photography Media Co. Ltd/Lifesize/Getty Images

Os jogos de bilhar apareceram na Europa, mas a data exata não é clara. Aparentemente ele é uma versão indoor do croqué. A primeira mesa de bilhar documentada foi construída para o rei Luís XI da França, em 1471. Entre 1800 e 1850, o Billiards Congress of America (BCA) estabeleceu algumas normas, e uma mesa de ardósia é um desses padrões.

Ardósia

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A ardósia é o material base mais comum para se fazer uma mesa de bilhar, sendo a fonte mais comum a ardósia italiana. A mesa é geralmente construída com três peças de ardósia montadas firmemente em uma estrutura de madeira. Isso permite a formação de calços para manter a estrutura nivelada e lisa.

Madeira

Thinkstock/Comstock/Getty Images

A madeira foi o principal material para a base das mesas de bilhar até 1800. A utilização dela, mesmo a compensada, criou muitos problemas para uma mesa de bilhar e a sua utilização. O empenamento é a principal fonte de rugosidade e irregularidades em mesas com base de madeira. Desde a mudança para a ardósia proposta pelo BCA, a madeira tem sido o material utilizado apenas por amadores que não desejam pagar pela ardósia por ser mais cara.

Compostos e ardósia sintética

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Houve várias tentativas para fazer bases de mesas de bilhar com um plástico com padrão de favo de mel e ardósia sintética. Estes não ganharam sanção oficial e, muitas vezes, têm uma vida mais curta se comparada a uma mesa de bilhar com base de ardósia. A principal razão para se usar materiais alternativos é para poupar dinheiro.

Mais recentes

×