×
Loading ...

Como medir a área de um terreno

Umas das primeiras dúvidas que as pessoas têm ao comprar imóveis é sobre quantos metros quadrados estão inclusos em uma propriedade em particular. Caso esteja considerando comprar ou vender um terreno, será necessário conhecer a metragem quadrada, também conhecida como área, do terreno. É possível calcular a metragem quadrada do terreno tomando algumas medidas e utilizando-as em fórmulas matemáticas de área.

Instruções

Calcular a área de um edifício é uma medição importante em transações de imóveis (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Faça um rascunho aproximado de seu terreno.

    Loading...
  2. Meça o perímetro do terreno com uma fita métrica. Meça-o em metros e centímetros. Você pode pedir a ajuda de outra pessoa para segurar uma das extremidades da fita enquanto você lê a outra extremidade. Escreva as medidas em seu rascunho.

  3. Converta suas medidas para centímetros multiplicando metros vezes cem e somando quaisquer centímetros adicionais à sua resposta. Por exemplo, se um lado do terreno possui 27 m mais 50 cm, multiplique 27 por 100 para obter 2700 e então some 50 cm para obter o total de 2750 cm para esse lado em particular.

  4. Encontre a área do terreno utilizando suas medidas em fórmulas como aquelas projetadas de acordo com o formato do desenho. Se o terreno possui a forma de um retângulo ou quadrado, simplesmente multiplique o comprimento pela largura para encontrar a área. Se o terreno possui uma forma irregular, divida o desenho em retângulos, quadrados, triângulos e círculos, do modo mais apropriado para a forma de seu terreno. Para encontrar a área de um triângulo, multiplique a base pela altura e divida o resultado por 2. Para encontrar a área de um terreno circular, multiplique o raio elevado ao quadrado por Pi (3,14). O raio é metade do diâmetro (largura) do círculo. Elevar o raio ao quadrado significa multiplicá-lo por ele mesmo.

  5. Divida sua área em centímetros por 10.000 para encontrar o número em metros quadrados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...