×
Loading ...

Como medir a conicidade de um eixo

A conicidade de um eixo é a dimensão que descreve as alterações no diâmetro de uma forma cilíndrica. Essa dimensão é importante em vários campos mecânicos e recreativos. Por exemplo, no hóquei de campo e de gelo, o eixo de um taco de jogador é cônico para dar mais flexibilidade ou rapidez na batida. Com o tempo, os jogadores podem desenvolver uma preferência por uma conicidade em particular. Os tacos de bilhar também são cônicos e podem variar de peso e desempenho com base em suas dimensões. É possível medir a conicidade do equipamento e das partes usando a função trigonométrica inversa arco tangente (arctan).

Instruções

Utilizam-se cilindros cônicos chamados de mandris para dar forma e tamanho às joias (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Meça o diâmetro do eixo no início e no fim da seção cônica. Use as mesmas unidades para as duas medidas. Subtraia o valor do diâmetro menor do maior para obter a diferença. Se o diâmetro não puder ser medido diretamente, calcule-o medindo a circunferência e dividindo-a pela constante matemática Pi, que é aproximadamente 3,1416.

    Loading...
  2. Meça o comprimento da seção cônica.

  3. Calcule o arco tangente da conicidade. Divida a diferença dos diâmetros pelo comprimento da seção. Enquanto o quociente for visualizado na calculadora, pressione o botão "Arctan" ou "Tan-1". Esse é o ângulo interno da conicidade.

  4. Divida o ângulo interno por dois para obter o ângulo em cada lado.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Régua
  • Calculadora gráfica

Referências

Loading ...
Loading ...