×
Loading ...

Como medir o diâmetro de um cabo elétrico

Um cabo elétrico tipico contém um fio grosso enrolado em uma capa exterior. O diâmetro, ou bitola, do fio determina a carga que ele pode carregar com segurança. Eletricistas medem o diâmetro dos fios para certificar-se de que eles são seguros para o uso em construções. Fios elétricos de casas passam por trás das paredes através de eletrodutos. Meça os diâmetros dos fios e cabos elétricos para garantir que eles podem trabalhar com segurança sob a carga esperada.

Instruções

Cabos elétricos de bitola grande (electric cable image by jimcox40 from Fotolia.com)
  1. Meça o diâmetro do fio elétrico com a ferramenta de medição de bitola do fio. Para fazer isso, prenda as duas metades do medidor de diâmetro ao redor do cabo em vários movimentos circulares até encontrar um que circule o fio de maneira justa sem apertar a capa exterior. Leia o diâmetro naquele círculo.

    Loading...
  2. Meça o diâmetro com um paquímetro. Coloque um fio elétrico entre as pontas de um paquímetro. Deslize as pontas ao redor do cabo sem comprimir o isolamento e leia a medida onde a linha do indicador móvel encontra-se com a escala estacionária do diâmetro.

  3. Meça a circunferência dos fios. Ao fazer isso, você pode calcular o diâmetro. Meça o exterior da capa isolante com a fita métrica de tecido ou ao enrolar uma tira de papel ao redor da capa e marcar o ponto em que o papel fecha. Desenrole o papel e meça o comprimento da ponta até a marca para descobrir a circunferência.

  4. Divida a circunferência do fio por 3,14 (Pi). A fórmula para descobrir o diâmetro da circunferência é: circunferência dividida por Pi igual a diâmetro, ou C/3,14 = D. Use 3,14 como um equivalente de Pi para a conversão. A medida vai ser aproximada e pode não ser o diâmetro exato do cabo.

Loading...

O que você precisa

  • Ferramenta de medição de bitola dos fios
  • Paquímetro
  • Fita métrica de pano

Referências

Loading ...
Loading ...