Como medir elástico de costura

••• sewing image by Lisa Eastman from Fotolia.com

Pode ser difícil medir elásticos corretamente para costura, porque o elástico vai esticar quando for costurado ao tecido. A boa notícia é que mesmo um iniciante no mundo da costura pode tomar medidas simples para garantir que os elásticos sejam medidos adequadamente.

Consiga a medida certa para seu elástico de costura

Passo 1

Verifique o pacote no qual o elástico de costura veio quando você o comprou. Ele deve indicar com que tipos de tecido ele é compatível e para quais usos ele foi produzido. Não use um elástico para nenhuma aplicação de costura diferente daquelas para as quais ele foi explicitamente designado.

Passo 2

Teste seu elástico antes de medir ou tentar costurá-lo. Primeiro e mais importante, ele deve ser feito de borracha. Estique-o várias vezes, de preferência antes de comprá-lo, verificando para ter certeza de que o elástico mantém seu comprimento e largura original depois de esticado.

Passo 3

Meça a linha da cintura (ou qualquer parte do corpo para a qual o elástico esteja designado) da pessoa para quem você está costurando. Repita a medição por múltiplas vezes para ter certeza de sua exatidão. Certifique-se de que a pessoa resista a qualquer tentação de reduzir suas verdadeiras medidas contraindo o abdômen. Exatidão é muito mais importante do que vaidade.

Passo 4

Corte o elástico entre 8% e 10% menos do que o comprimento medido. Por exemplo, para uma linha da cintura de 86 cm, você deverá cortar o elástico em cerca de 76 a 78 cm. Isso é necessário porque elásticos esticam quando são costurados ao material. Você pode facilmente encontrar o comprimento adequado para cortar o elástico multiplicando sua medida da cintura por 0,92. Compense por um adicional de 1 ou 2% para pessoas cujo peso é suscetível de oscilação (crianças e adolescentes ativos, por exemplo).

Passo 5

Estique e solte o elástico várias vezes antes de medi-lo e cortá-lo. Esse procedimento é informalmente conhecido como "aquecimento do elástico" e ajuda a assegurar que ele mantém totalmente suas propriedades de recuperação.

Passo 6

Corte o elástico no comprimento desejado. É uma boa ideia usar um elástico de costura claro, pois combina bem com qualquer tipo de tecido em que você o costure e é também mais leve e fácil de usar do que elásticos mais pesados que contêm tinturas.

Mais recentes

×