×
Loading ...

Como medir a intensidade de luz UV

A intensidade de luz UV é monitorada por diversas razões. A principal delas é garantir que as pessoas expostas aos raios ultravioleta não estão sendo prejudicadas por eles. Entretanto, visto que os raios UV servem para dispositivos de fotopolimerização de tintas e resinas, para matar bactérias e para bronzeamento solar, entre outras coisas, a sua eficiência também pode ser determinada pela medição de sua intensidade. As especificações de fabricantes de medidores para uma fonte de luz UV são críticas em relação a um ponto de referência e guias básicos de segurança devem também ser aderidos.

Instruções

Você pode medir a intensidade de raios UV do sol usando um radiômetro (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Adquira um radiômetro. Você poderá encontrar um em lojas de materiais médicos e cientíicos. Eles também estão disponíveis na Internet.

    Loading...
  2. Conecte a sonda e ligue o radiômetro. Ele virá já calibrado de fábrica.

  3. Segure a sonda próxima à fonte de luz UV e leia a intensidade de medida no visor. Em ambientes de trabalho comerciais, a dose recomendada que entra em contato com sua pele deve ser de menos de 1 mW/cm² (lê-se "um miliwat para cada centímetro quadrado"). Um dia típico ensolarado tem uma intensidade de luz entre 2 mW/cm² e 6 mW/cm². A intensidade para matar agentes patógenos deve ser de aproximadamente 40 mW/cm².

  4. Verifique a função do equipamento. Se a intensidade de luz não atende às especificações do fabricante para uma fonte de luz em particular, a lâmpada de UV precisa ser substituída.

Loading...

Dicas

  • Os radiômetros medem diferentes intensidades de UV para diferentes funções. Escolha o tipo que é mais adequado às suas necessidades.

O que você precisa

  • Radiômetro

Referências

Loading ...
Loading ...