×
Loading ...

Como medir juntas de dilatação no concreto

O concreto não se dobra -- ele quebra. Ele também se expande e contrai conforme as estações a não ser que as juntas de dilatação sejam cortadas em placas de concreto, a superfície rapidamente cria rachaduras e se deteriora. As linhas vistas em calçadas e praças são chamadas juntas de dilatação e estão lá para dar ao concreto um lugar para se expandir. Essas juntas devem ser cortadas enquanto o concreto ainda está molhado e de acordo com as especificações do engenheiro que projetou a placa, mas elas muitas vezes são cortadas com uma serra após a cura do concreto. Aplicam-se as mesmas regras sempre que juntas são cortadas.

Instruções

A linha nesta calçada é chamada de junta de dilatação (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Corte as juntas de dilatação não mais do que a distância de 30 vezes a espessura da calçada ou placa. As calçadas de 8 cm de espessura não devem ter juntas espaçadas mais que 2,4 metros.

    Loading...
  2. Abra juntas com pelo menos 0,6 cm de largura usando uma serra com lâmina de alvenaria ou uma ferramenta de corte reto.

  3. Corte as juntas com uma profundidade de 25 porcento da espessura da placa. As placas de 10 cm de profundidade devem ter juntas marcadas a uma profundidade de 2,5 cm.

  4. Instale enchimentos de plástico ou metal, que mantêm a água para fora das articulações quando elas forem cortadas em concreto fresco. Use enchimentos de epóxi ou resina quando as articulações forem cortadas com uma serra de concreto.

Loading...

O que você precisa

  • Serra de concreto e lâmina de alvenaria ou ferramenta de corte reto
  • Enchimento para juntas

Referências

Loading ...
Loading ...