A raiz de uma parreira pode danificar a fundação de uma casa?
Comstock/Comstock/Getty Images
A sua casa pode ter problemas na fundação se houverem rachaduras evidentes nas paredes internas ou se você encontrar trincas em uma pedra ou tijolo da lareira. Os danos à fundação também aparecem como pregos saltando de uma parede de gesso. Tais problemas podem ser causados pela sedimentação do solo, por água parada ao redor da fundação, ou por plantas de raízes invasivas. As videiras podem ser plantadas de forma segura entre um e um metro e meio da fundação.
Raízes superficiais
As raízes das videiras não são agressivas e não crescem tão vigorosamente como muitas outras raízes. As árvores devem sempre ser plantadas tão distantes da fundação quanto o tamanho que ela irá alcançar quando chegar à maturidade. As raízes são tipicamente tão profundas e largas quanto a altura e largura da árvore. As videiras não possuem raízes muito grandes comparadas com outras plantas de jardim, mas elas apresentam baixa densidade de raízes. Mais de 60 por cento das raízes de uma videira estão de 8 a 15 cm de profundidade no solo. Muitas delas são visíveis na superfície do solo.
As raízes da videira se adaptam
As raízes da videira não danificam barreiras, paredes ou fundações. Durante o seu crescimento, se a raiz de uma videira encontra uma barreira, ela irá continuar a crescer, se espalhando em outra direção para escapar do confinamento.
Tipos de raízes de videiras
As videiras possuem dois tipos diferentes de raízes. Aquelas que penetram mais fundo no solo e normalmente crescem entre 60 e 90 cm de comprimento. E as raízes horizontais. O desenvolvimento do sistema de raízes depende da região climática, solo, umidade e variedade da videira.
Cultivo da videira
Plante as videiras com 1,20 a 2,40 de distância umas das outras. Elas podem ser treinadas para subir sobre uma cerca, muro, grade ou árvore. As uvas preferem um local com bastante sol, de solo bem drenado e rico em nutrientes. As plantas recém cultivadas irão levar de três a quatro anos para dar frutos. Plantando diversas variedades, o cultivador pode estender a colheita por várias semanas. As videiras adicionam interesse visual e tonalidade e são úteis ao dar privacidade à paisagem.
Referências
- Universidade de Califórnia Davis: Padrões de enraizamento da videira [em inglês]
- A Sociedade Americana para Enologia e Viticultura: Sistema de Enraizamento da Videira e Características do Solo [em inglês]
- Alicerces: Causas do stress de fundação [em inglês]
- Centro de Pesquisa para a Viticultura: Examinando sistemas de enraizamento de videiras [em inglês]
- Informativo da Extensão da Universidade do Estado de Ohio: Cultivando uvas no pomar de casa [em inglês]
Sobre o Autor
A passionate writer for more than 30 years, Marlene Affeld writes of her love of all things natural. Affeld's passion for the environment inspires her to write informative articles to assist others in living a green lifestyle. She writes for a prominent website as a nature travel writer and contributes articles to other online outlets covering wildlife, travel destinations and the beauty of nature.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images