×
Loading ...

Como medir a salinidade pela condutividade elétrica

A salinidade ocorre quando os íons de sódio, potássio, cálcio, magnésio e cloro são acumulados no solo. Se esses íons de sal forem totalmente ausentes, as plantas não podem crescer, mas altos níveis desses íons também podem impedir que a água se mova através do solo, o que prejudica as plantas. Uma maneira fácil de medir a salinidade é através da utilização de um medidor de condutividade elétrica. Como os íons de sal conduzem os elétrons, os solos com uma solução salina pesada conduzirão correntes elétricas mais facilmente do que os solos com menos salinidade.

Instruções

Os altos níveis de salinidade são ruins para o solo (salinity image by Vasiliy Koval from Fotolia.com)
  1. Defina a área que você quer medir. A área pode ser um jardim ou um campo inteiro. Se a topografia na área que você deseja medir for variada (por exemplo, você estará coletando amostras, tanto na encosta, quanto em uma área na parte inferior do morro), talvez você queira experimentar cada área separadamente.

    Loading...
  2. Colete amostras de solo utilizando uma pá manual; 10 a 12 amostras devem ser suficientes. É recomendável ter uma ideia geral da condutividade elétrica do seu jardim ou campo, e não apenas a medição de um único ponto: um único ponto pode apresentar uma leitura anormalmente elevada, porque, por exemplo, uma rocha localizada em determinado ponto pode estar se deteriorando e liberando íons. Como as plantas extraem os nutrientes de uma área de 30 cm ou 60 cm, provavelmente não são prejudicadas por um único ponto de alta salinidade.

  3. Espalhe suas amostras em jornal e deixe-as secar completamente. Quebre quaisquer aglomerados de solo que você ver. Quando as amostras estiverem secas, misture-as completamente. Coloque ½ xícara de solo misturado em uma proveta de vidro. Adicione ½ xícara de água destilada à proveta e mexa delicadamente por 30 segundos. Evite o excesso de agitação — isso pode decompor a matéria orgânica no solo e prejudicar a leitura. Deixe a mistura descansar por 30 minutos.

  4. Mexa o solo e a água suavemente mais uma vez, em seguida, insira a sonda do seu medidor de condutividade elétrica na mistura e mexa delicadamente (é possível comprar um medidor de condutividade elétrica on-line ou em uma loja de suprimentos de jardim). Aguarde a estabilização da leitura exibida no medidor, o que deve demorar cerca de 30 a 60 segundos. Leia a medição do medidor.

  5. Determine se o nível de salinidade está no intervalo aceitável. Os níveis de salinidade são medidos em microsiemens por centímetro (uS/cm). Em geral, uma leitura de cerca de 200 uS/cm e 1200 uS/cm deve ser o suficiente para a maioria das plantas. Uma leitura abaixo de 200 uS/cm indica que o solo não tem nutrientes suficientes para alimentar as plantas; uma leitura acima de 1200 uS/cm indica a ausência de drenagem do solo, ou que um excesso de fertilizante de elevado teor de sal tem sido acumulado.

Loading...

Dicas

  • Meça os níveis de salinidade várias vezes ao longo da estação de crescimento para monitorar quaisquer alterações.

O que você precisa

  • Pá manual
  • Jornal
  • Proveta de vidro
  • Água destilada
  • Medidor de condutividade elétrica

Referências

Loading ...
Loading ...