Como medir o poder de sucção

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Esteja você interessado em um aspirador de pó que circula sobre uma larga bola ao invés de quatro grandes rodas ou em um aspirador que possua ou não um saco de pó, um importante fator a se considerar é o poder de sucção do aspirador. Combine duas diferentes medidas, levantamento de água e fluxo de ar, para descobrir com que força seu aspirador irá sugar a poeira e outros detritos alojados nos seus tapetes.

Passo 1

Conecte seu aspirador de pó a um medidor de sucção e ligue o motor para descobrir a taxa de levantamento de água de seu aspirador. Levantamento de água é o nome da unidade de medida padrão para poder de sucção de aspiradores, mesmo quando você está usando um aspirador comum que só funciona com detritos secos. 16,4 centímetros cúbicos de água pesam 16,4 g; Se a medida de sucção do seu aspirador registra uma medida de 122 cm de levantamento de água, isso significa que seu levantamento é de 122 g por cm² (1 x 122).

Passo 2

Calcule o fluxo de ar que seu aspirador gera. É necessário saber o diâmetro da abertura na qual a corrente de ar passa e a sua taxa de levantamento de água. A fórmula é 0,84 x d^2 x W, onde d = diâmetro de abertura e W = levantamento de água em centímetros. Se você tem uma abertura de 5 cm e um levantamento de 122 cm de levantamento de água, a fórmula ficaria assim: 0,84 x 5^2 x 122 = 2563,2.

Passo 3

Use as respostas dos passos 1 e 2 para determinar a "facilidade de limpeza" do seu aspirador. A fórmula é fluxo de ar x levantamento de água / 602,9. Por exemplo, nesse caso teríamos 2563,2 x 122/602,9 = 518,67.

Mais recentes

×