×
Loading ...

Meios para cobrir um domo geodésico

Domos geodésicos são estruturas geométricas fortes feitas de uma armação em madeira ou metal e uma cobertura. Eles vêm em todos os tamanhos, e podem ser construídos por profissionais ou amadores. Dependendo de sua cobertura, um domo pode resistir a diferentes quantidades de desgaste e ser permanente ou móvel. Coberturas de domo variam grandemente.

Um domo (Robert Giroux/Getty Images Sport/Getty Images)

Lona

A lona é um tecido trançado pesado feito de acrílico ou algodão. É naturalmente impermeável porque as tranças são feitas tão apertadas que a fibra expande e impede o fluxo de água. No entanto, quando fizer uma cobertura de domo, você deve utilizar mais uma camada extra de impermeabilização, e o plástico claro pode ser integrado para janelas e portas. Você pode até formar uma chaminé com lona.

Loading...

Paraquedas

Feito de seda ou náilon, o formato de domo de paraquedas é uma solução atraente. Não é particularmente resistente ou impermeável, e é provável que ele pegue vento de uma forma indesejada.

Lona alcatroada

A lona alcatroada é uma folha larga de plástico fino ou tecido. É uma solução caseira temporária para a cobertura de domos pequenos. Jogue uma grande lona ao redor do domo, e então prenda-a utilizando ilhoses existentes na lona ou com pesos ao redor do domo, como pedras ou objetos pesados.

PVC

O PVC, ou policloreto de vinila, é um plástico forte e versátil que pode ser feito em grandes folhas. Quando utilizado em uma cobertura de domo, muitos triângulos de folhas de PVC são cortados para servir ao tamanho dos lados triangulares do domo. Você então cola as peças juntas na forma do domo ou solda as folhas com mais PVC. O ultimo método é mais impermeável. Adicionalmente, uma camada interna de PVC pode ser formada para propósitos de estética ou isolamento.

Tyvek

O Tyvek é uma fibra de polietileno denso barata e relativamente impermeável, vendida em rolos. Pode ser transformado em uma cobertura de domos, como o PVC, ou em coberturas separadas, como a lona alcatroada.

Poliuretrano expandido

O poliuretrano expandido é um isolamento em spray expansivo. No entanto, ele seca tão duramente que se torna um candidato para coberturas de domo permanentes. Para instalá-lo, primeiro posicione algum tipo de tecido ao redor da armação do domo, e então cubra o tecido com uma malha metálica. A malha servirá de estrutura para o poliuretrano grudar. Finalmente, uma vez que o poliuretrano estiver seco, ele deve ser tratado ou pintado para protegê-lo das intempéries.

Telhas

É possível utilizar peças triangulares ou de metal um pouco maiores que os triângulos de domo para criar um telhado impermeável fora do domo.

Redes

Redes vêm em uma variedade de texturas e podem ser utilizadas para cobrir um domo que não necessite ser impermeável. Jogue as redes acima das estruturas, e amarre-as à armação. Utilize pequenos espaçamentos se você quiser manter mosquitos afastados, ou espaçamentos maiores se você quiser hospedar animais como galinhas.

Cerca viva

Cercas vivas levam a rede um passo acima. Uma vez que você tem sua rede com espaçamento grande no lugar, você pode começar a criar vinhas e plantas ao redor das bordas externas do domo. Use uma combinação diferente de plantas para criar um efeito bonito. Se elas não crescerem na rede por conta própria, você pode direcioná-las com barbante. Não esqueça de regá-las se viver em um local seco.

Concreto

O concreto é uma solução muito utilizada para coberturas permanentes. Se você cobrir a armação do domo com madeira, pode usar um concreto em spray. Você também pode construir um domo de triângulos de concreto pré-fabricado reforçado com aço, cimentando os espaços. O concreto é resistente e um bom isolante, além de ser impermeável e à prova de insetos.

Coberturas convencionais

Existem coberturas convencionais para um domo que são normalmente utilizadas em domos geodésicos com armação de madeira. No entanto, é difícil instalar uma cobertura tradicional em um domo que você mesmo fez por causa dos ângulos inexatos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...