×
Loading ...

A melhor maneira de pintar uma casa com paredes de madeira

Pintar uma casa de madeira não requer tantos cuidados especiais devido a textura ser áspera, porém é um pouco mais difícil do que as paredes lisas. Enquanto as superfícies estiverem secas, você deverá pintar as tábuas, do mesmo modo que você faria se fosse uma parede externa, só que de madeira.

Pinturas externas (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

Preparo

Tenha certeza de que a superfície está seca. No fim do outono geralmente é um bom momento para se fazer pinturas externas, pois proporciona ambientes secos e com baixas umidades, além disso o clima estará adequado o suficiente para você não precisar se preocupar com as limitações de temperaturas requeridas pelo fabricante. Se as tábuas já foram pintadas anteriormente você deverá lixa-las, verifique também se não há rachaduras ou sinais de apodrecimento. Se for o caso preencha as rachaduras com massa corrida e remova qualquer outro tipo de dano. Se as madeiras estiverem muito podres será necessário trocá-las em um todo ou em partes. Assim que as madeiras estiverem prontas, prepare-as com um selante de boa qualidade para que a pintura tenha maior aderência. O selante deverá ser a primeira camada de proteção, então aplique por completo. Passe o selante mesmo que as tábuas já tenham sido pintadas anteriormente, pois eles foram fabricados especialmente para proteger a madeira e para melhorar a aderência da tinta. Se você não souber qual era a pintura anterior, esfregue a madeira utilizando um pano com álcool, se sair é porque é látex. Se mesmo assim você não tiver certeza utilize um selante próprio para látex. Você pode passar látex sobre a tinta a óleo, mas não tinta a óleo sobre o látex pois formará bolhas.

Loading...

Pintando

Pinte as tábuas do mesmo jeito que você faria se fosse uma pintura exterior. Use pincéis grandes sempre na mesma direção, isso facilitará a pintura. Se as tábuas forem muito grandes use um rolo de aproximadamente 8 cm para economizar tempo. Passe o rolo suavemente e fique atento a qualquer sinal de escorrimento, principalmente se eles forem grossos, pois a tinta pode aderir a parte que já foi pintada anteriormente. Dependendo da qualidade da sua pintura e de como você está fazendo, será necessário passar uma segunda camada, especialmente se você estiver pintando em uma madeira crua e com apenas selante por baixo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...