Como melhorar a circulação do ouvido interno
Jupiterimages/Creatas/Getty Images
O ouvido interno ajuda seu corpo tanto na função auditiva quanto no equilíbrio. Ele é formado por um labirinto de tubos semicirculares cheios de fluido e terminações nervosas que se conectam ao cérebro. As duas orelhas possuem um ouvido interno, cada um cuidando da audição e do equilíbrio daquele lado do corpo. Perda de audição, zumbido nos ouvidos e tontura são as condições médicas mais comuns que afetam os ouvidos internos. As situações menos comuns incluem crescimentos de tumores e infecções virais ou bacterianas.
Aumentar a circulação ajuda a deixar os tratamentos do ouvido interno mais eficazes.
Deixe seu sangue fluir
Step 1
Limite seu uso de tabaco, álcool, drogas recreacionais e certos medicamentos. Todas essas substâncias podem causar a restrição dos vasos sanguíneos, problemas de pressão sanguínea e condições de batimentos irregulares. Usar tabaco, álcool e drogas recreacionais também enfraquece o sistema imunológico, fazendo com que você seja mais suscetível a viroses e infecções que podem se desenvolver no ouvido interno.
Step 2
Mantenha um peso saudável. Estar acima do peso faz com que você corra o risco de desenvolver doenças cardíacas, o que diminui a circulação no seu corpo todo, e também diabetes, que destrói pequenos vasos sanguíneos como aqueles dos seus ouvidos.
Step 3
Faça exercícios regularmente. Eles aumentam o fluxo sanguíneo nas extremidades e reduzem o risco de doenças cardíacas e derrames.
Algumas pessoas que já sofreram um derrame desenvolvem zumbido no ouvido assim como perda de audição.
Step 4
Use uma proteção nos ouvidos quanto estiver exposto a barulhos muito altos, pois eles danificam as terminações nervosas do ouvido interno. Essas terminações danificadas morrerão lentamente, diminuindo a quantidade de fluxo sanguíneo nos ouvidos. Ao proteger esses nervos, você também protege a circulação dos seus ouvidos internos.
Step 5
Utilize compressas mornas na parte de trás das suas orelhas. Seu ouvido interno fica bem nessa área, profundamente dentro do crânio. Ao utilizar uma toalha de rosto úmida e morna atrás da orelha e segurá-la lá até que esfrie, você estimulará a circulação nesse local. O calor relaxa músculos, vasos sanguíneos e tecidos. Assegure-se de que a água usada seja morna — não quente demais — e faça isso tão frequentemente quanto desejar.
Step 6
Pratique técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação. O estresse diminui a circulação e enfraquece o sistema imunológico. Quando sob muito estresse, você poderá notar que não escuta tão bem e se sente fora de equilíbrio. Reduzir momentos estressantes em sua vida ou aprender a como lidar com eles pode aumentar a circulação nos ouvidos internos.
Recursos
Dica
- Realizar um teste anual de audição poderá lhe alertar prematuramente de quaisquer condições. A maioria das clínicas locais oferecem consultas grátis.
- Se você sentir dor ou pressão nos ouvidos, tontura, perda de audição, zumbido, coceira ou líquido saindo deles, consulte um médico.
Advertência
- Os pacientes que sofrem de tinnitus — zumbido constante ou ocasional nos ouvidos — percebem que o som se torna mais intenso quando os vasos sanguíneos ficam restringidos.
- Nunca pare de tomar os medicamentos prescritos pelo seu médico antes de consultá-lo. Se você acha que o seu remédio está causando efeitos colaterais no ouvido — tinnitus ou perda de audição, por exemplo —, fale com ele sobre trocá-lo.
Sobre o Autor
In the hot desert of Arizona, Nadia Benavidez has been studying hearing instrument science since 2002. After leaving a clinical practice, Benavidez has put her talent to work writing informative articles related to health and wellness. Currently Benavidez is working on her first book.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Creatas/Getty Images