Métodos para separar ferro e enxofre
NA/AbleStock.com/Getty Images
Métodos para separar misturas e compostos variam de acordo com diversas propriedades físicas, como solubilidade e atração magnética. Por exemplo, uma mistura de enxofre e limalha de ferro pode ser separada usando um ímã, já que ele atrairá a limalha e deixará para trás o enxofre. Além dessa, várias outras técnicas podem ser usadas para separar o ferro do enxofre.
O básico
A separação do enxofre e do ferro pode ocorrer apenas se os dois compostos não forem parte de uma reação química. Então, é importante observar que, se a mistura de limalha de ferro e enxofre for aquecida, uma substância química chamada sulfeto de ferro será formada. Para separar o ferro e o enxofre que não reagiram, dois métodos que podem ser utilizados são o magnetismo e o uso de dissulfeto de carbono.
Lavagem
Durante o processo de separação do ferro e do enxofre, o minério de ferro é lavado debaixo de água corrente. Com isso, as outras partículas que não são ferro são lavadas, enquanto o material metálico afunda. O que resta da lavagem é então seco e separado com um ímã, já que o ferro é magnético.
Magnetismo
Se há uma mistura de limalha de ferro e enxofre, um ímã é usado para separar o ferro das partículas de enxofre, já que elas não são atraídas pelo magnetismo. Para certificar-se de que o ímã atraiu todos os pedaços de limalha, é possível mexer o recipiente usando uma barra magnética, garantindo que qualquer fragmento restante fique grudado. Girar a mistura com o ímã embaixo do recipiente também é outro método que pode ser usado, já que a limalha de ferro cairá para o lado em que o ímã estiver.
Dissulfeto de carbono
Visto que o enxofre é insolúvel em água, ele dissolve-se quando é misturado a dissulfeto de carbono. Por causa disso, esse solvente é usado para separar uma mistura de ferro com enxofre, que, após agitação, obtém o enxofre na forma dissolvida e o ferro na forma sólida. Esse produto é filtrado e as partículas de ferro são deixadas de lado. Para separar o enxofre do dissulfeto de carbono, o solvente é evaporado para que um resíduo de enxofre puro seja obtido.
Referências
Sobre o Autor
Based in Nairobi, Kenya, Loise Kinyanjui has been writing since 2009. She works as a features writer with Kitabu Publishers and has contributed news articles to various magazines and newspapers including "Weekly Citizen" and the "Kenyan Times." Kinyanjui holds a Bachelor of Arts degree in literature from Baraton University.
Créditos Fotográficos
NA/AbleStock.com/Getty Images