Como separar o sal do açúcar

••• Salt image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com

Aprender a separar diferentes compostos misturados é uma habilidade laboratorial valiosa de se aprender, particularmente quando se trata de separar compostos em que ambos sejam hidrossolúveis (solúveis em água). Tanto o sal como o açúcar o são, mas o processo de filtração comum não é suficiente para separá-los. No entanto, o açúcar difere do sal por um detalhe muito importante: é um composto orgânico, característica essencial para o sucesso desse procedimento.

Passo 1

Evapore toda a água, se necessário, colocando a solução próxima a uma fonte de calor. A maneira mais simples de se fazer isso é expondo a solução à luz solar. Isso cristalizará a mistura. É mais fácil separar esses dois compostos quando eles estão na forma de cristais sólidos.

Passo 2

Coloque os óculos de proteção e as luvas.

Passo 3

Despeje a mistura de sal e açúcar em um filtro de papel e coloque-o sobre um recipiente. Talvez o filtro de papel em formato de funil seja a melhor opção, uma vez que é mais fácil encaixá-lo sobre um bécker ou outro recipiente qualquer.

Passo 4

Despeje o solvente orgânico na mistura de sal e açúcar. Esse composto dissolverá o açúcar, já que tanto o açúcar e o solvente são compostos orgânicos, ou seja, contêm carbono na composição. O sal é formado por ligação iônica, e por essa razão, ele resiste ao solvente orgânico apolar e só se dissolve em substâncias polares, como a água.

Passo 5

Esvazie o filtro em uma placa de Petri. Os cristais que sobraram no papel filtro devem ser o sal.

Passo 6

Atente-se ao recipiente no qual você despejou o solvente orgânico para ver se consegue recuperar o açúcar. Solventes orgânicos como a acetona tendem a evaporar a baixas temperaturas, podendo deixar o açúcar para trás, dependendo da concentração do solvente.

Mais recentes

×