Qual a diferença entre macro e micro marketing?
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Micro e macro referem-se a ambientes econômicos dentro dos quais o marketing acontece. Embora não sejam exatamente opostos, grandes diferenças existem entre o micro e macro marketing. Apesar de tais diferenças, esses termos frequentemente aparecem em conjunto, pois constituem os dois principais tipos de marketing.
Escopo
Micro significa pequeno em escala ou escopo, enquanto macro significa grande. O micro marketing aborda etapas individuais em um processo geral. O macro marketing, por sua vez, examina o mesmo processo como um todo. Dependendo da escala, o micro marketing vai desde um processo único de produção até os trabalhos de uma corporação inteira. Já o macro se aplica desde o relacionamento entre o processo de produção e o consumidor até padrões de compras globais.
Preocupações
Em seu livro "Marketing Theory", a autora Shelby D. Hunt lista preocupações primárias do macro e do micro marketing. Entre essas questões listadas para o micro marketing estão o comportamento individual do consumidor, decisões e métodos de preços, canais de distribuição, como as empresas decidem quais produtos fazer e comercializar, decisões promocionais e de embalagens, métodos e gestão da imagem da marca. Entre os itens listados para o macro marketing estão as leis de regulamentação de mercado, responsabilidade de marketing e social, técnicas de publicidade social desejáveis, a eficiência dos sistemas de marketing e padrões gerais de comportamento do consumidor.
Diferença do objetivo de compra e escopo
De muitas maneiras, as diferenças entre o micro e macro marketing são melhor descritas examinando as diferenças entre objetivos de compra e escopo. O objetivo de compra do micro marketing é o indivíduo. Ele aborda a determinação de um produto que a pessoa goste, precise e esteja disposta a comprar. Profissionais dessa área se focam apenas nessa preocupação e em nada mais. O objetivo de compra do macro marketing é a maior base possível de clientes. Ele aborda a determinação de quais setores da sociedade compõem o público-alvo de um produto e como esse item chega até as pessoas. O macro marketing considera tudo, da distribuição à publicidade, características, disponibilidade em lojas até tipos de embalagens.
Exemplo de mercados
O crescimento da Internet e de sites de redes sociais precipitou um aumento na importância de micro mercados. Apesar do fato de que cada um contém inúmeros usuários e sites diferentes, o foco é individual. Os comerciantes devem pensar no micro ao personalizar anúncios em sites de redes sociais. Em um mundo com menores divisões entre culturas uma vez consideradas radicalmente diferentes, uma preocupação principal do macro marketing se torna como levar a Tendência A da Região B e vendê-la às Pessoas C.
Referências
- “Marketing Theory: Foundations, Controversy, Strategy, Resource-Advantage Theory”; Shelby D Hunt; 2010 [em inglês]
- “The Blackwell Encyclopedic Dictionary of Marketing, Volume 4”; Barbara R Lewis, editor; 1999 [em inglês]
- “Micro Marketing: Getting Big Results By Thinking and Acting Small”; Greg Verdino; 2010 [em inglês]
- "The Smart Journal"; Comercializando o futebol profissional dos Estados Unidos; Richard Southall e Mark Nagel; 2006 [em inglês]
Sobre o Autor
Will Gish slipped into itinerancy and writing in 2005. His work can be found on various websites. He is the primary entertainment writer for "College Gentleman" magazine and contributes content to various other music and film websites. Gish has a Bachelor of Arts in art history from University of Massachusetts, Amherst.
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