Por que minha transpiração tem um cheiro azedo?
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
A transpiração pode ser um negócio desagradável. Ela cheira, parece suja, e geralmente faz com que as pessoas queiram se lavar. Dito isso, a transpiração fornece uma função de arrefecimento importante para o nosso corpo. Sem ele, teríamos rapidamente um superaquecimento, o que causaria sérios problemas de saúde. O suor pode ter um cheiro azedo, mas é uma função natural e normal em nossos corpos.
Como o suor trabalha
Creatas Images/Creatas/Getty Images
A transpiração é uma função natural no corpo humano, e executa um número de funções. A primeira função é a de esfriar o corpo quando se está a quente. O aumento da temperatura pode ocorrer devido à temperatura exterior, esforço físico, ou a uma reação interna que eleva a temperatura do núcleo do corpo. A segunda função é de fornecer um sistema secundário, que remove as toxinas através da pele. Infelizmente, uma vez que a umidade fica sobre a pele, o catalisador para o cheiro começa.
O culpado específico envolvido é um ácido produzido pelo corpo. Este ácido pode ser encontrado em várias áreas do suor e existe nos dutos das glândulas sudoríparas de pessoas de todas as idades. Como resultado, o cheiro azedo de vinagre vem da presença desse ácido, que em contato com o ar, seca na pele.
Outro fator são as bactérias. Uma vez que o suor fica na pele, surge uma fonte fértil de alimento para as bactérias que vivem nela. Conforme elas se alimentam, o subproduto gerado exala um odor corporal desagradável.
Quem tem o cheiro
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Quase nove em cada 10 homens e sete em cada 10 mulheres tem as bactérias produtoras de odor presentes na área das axilas. As mulheres são mais propensas que os homens a perceber quando estão cheirando a suor. Especula-se que o cérebro ignora cheiros de seu próprio corpo, ainda mais em homens do que mulheres. Infelizmente, a ignorância não é uma resposta para o problema de um cheiro azedo.
Locais diferentes de produção de cheiro
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Existem dois tipos de glândulas que produzem suor no corpo: as glândulas écrinas e apoeccrine. Glândulas écrinas são encontradas em todo o corpo humano e fazem parte do sistema de refrigeração interno. As glândulas écrinas também são responsáveis pela produção do odor de suor. Esforço, temperatura e dieta podem afetar a intensidade do cheiro associado ao ácido e às bactérias que se alimentam de suor das glândulas écrinas.
As glândulas apoeccrine estão localizados em áreas específicas encontradas nas axilas, sob os seios, e na região da virilha. Elas também contribuem para o cheiro do suor, mas o produto é mais específico para cada pessoa e começa na adolescência. O suor e cheiro produzidos nestas regiões podem ser causados por esforço, mas também pelo stress e rajadas de adrenalina.
Intensidade do cheiro de suor
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
A intensidade do cheiro da transpiração ácida depende da quantidade de ácido corporal que está incluído na produção de suor. Dependendo da mistura, a transpiração e as bactérias podem ter odor almiscarado ou podem cheirar mais como urina velha. Quanto mais velhas ficam, mais as bactérias crescem na pele, e o cheiro fica pior.
Mantendo o cheiro longe
Hoby Finn/Digital Vision/Getty Images
Banho diário e limpeza, principalmente quando fisicamente ativo ou estressado, são as melhores maneiras de reduzir a transpiração com cheiro azedo. Lavar com sabão as regiões favoráveis ao suor pode reduzir a população de bactérias e a produção de cheiro. Dietas oferecem outra oportunidade de controle cheiro. Tente evitar alimentos que produzem odores, como o alho, temperos fortes e carnes vermelhas.
Referências
- Health911: Odor do Corpo
- Worsley School: Odor da Axila
- Times Online: O que me faz suar tanto e por que tem cheiro de urina?
Sobre o Autor
Since 2009 Tom Lutzenberger has written for various websites, covering topics ranging from finance to automotive history. Lutzenberger works in public finance and policy and consults on a variety of analytical services. His education includes a Bachelor of Arts in English and political science from Saint Mary's College and a Master of Business Administration in finance and marketing from California State University, Sacramento.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images