×
Loading ...

Como misturar óleo e vinagre

O azeite e o vinagre nunca se misturam completamente, suas moléculas simplesmente não permitirão isso. O mais próximo da "mistura" que é possível alcançar é tê-los movimentando-se juntos como um redemoinho em uma emulsão temporária através da agitação e do movimento. No entanto, não importa quão "juntos" o azeite e o vinagre possam parecer em sua cobertura ou molho, eles acabarão se separando, já que o óleo mais leve subirá até o topo e vinagre irá para o fundo. O azeite e o vinagre juntos criam o vinagrete clássico, um tempero mais comumente usado para saladas e pratos de legumes leves. A única maneira de obter um vinagrete combinado em sua salada é agitando-o vigorosamente no momento antes de derramar.

Instruções

Um vinagrete é a emulsão temporária de óleo e vinagre juntos (vinaigrette image by Jacques PALUT from Fotolia.com)
  1. Meça o seu azeite e o vinagre. A taxa geral do vinagrete é de 3:1 de óleo de vinagre. Se você prefere um sabor mais picante e mais amargo, aumente a proporção para 3:2. Use qualquer tipo de óleo que você goste -- óleo vegetal, óleo de cártamo, óleo de girassol, óleo de oliva extra-virgem e até mesmo tipos rotulados como óleo de salada funcionam. O tipo mais comum de vinagre para a utilização é o vinagre de vinho branco, embora os vinagres com sabores mais profundos, como o balsâmico, framboesa, cidra de maçã e vinagre de arroz possam funcionar também.

    Loading...
  2. Despeje o azeite e o vinagre em uma garrafa de vidro ou pote com uma tampa acoplável. Não coloque-os em um frasco de metal, porque o ácido no vinagre reagirá com o metal e alterará o sabor. Um simples frasco de um litro ou meio litro com uma tampa funciona perfeitamente.

  3. Adicione as especiarias, ervas e aromas que você deseja para a jarra ou garrafa. Adicione 1 colher de chá de limão ou suco de limão, ½ colher de chá de sal, pimenta preta, sementes, frutos, manjericão, tomilho, orégano, alecrim, cebola picada ou alho.

  4. Adicione 1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de açúcar, 1 colher de chá de mostarda ou molho líquido açucarado reduzido da fruta para ajudar a estabilizar a emulsão. O açúcar ajuda a manter a emulsão entre o óleo e o vinagre por um período maior do que simplesmente agitando-o. As moléculas no estabilizador "flutuam" entre as moléculas de óleo e vinagre e retardam o reagrupamento em seus estados separados.

  5. Agite a mistura. Coloque a tampa no frasco ou garrafa e agite como se não houvesse amanhã por cerca de um minuto ou mais. Se preferir, gire a mistura através de um liquidificador e depois despeje o frasco. As moléculas irão separar-se e flutuar na confusão por um período maior do que se simplesmente agitarmo-os juntos.

  6. Deixe a tampa no frasco ou garrafa durante a refeição para permitir que os clientes tenham a capacidade de agitar e "combinar" o azeite e vinagre imediatamente antes de temperá-los em sua comida.

Loading...

O que você precisa

  • Óleo
  • Vinagre
  • Suco de limão
  • Temperos
  • Emulsionante à base de açúcar
  • Jarra de vidro ou garrafa com tampa

Referências

Loading ...
Loading ...