Como separar glicerina de óleo?

••• gas station image by Mat Hayward from Fotolia.com

A glicerina, um líquido inodoro e incolor, é um dos bioprodutos resultantes da produção de biodiesel através de óleo limpos ou de descarte. A separação da glicerina do óleo é feita usando metanol e processos de decantação e mistura. O tamanho do lote de biodiesel que deseja fabricar determina as ferramentas usadas. É possível separar a glicerina do óleo usando materiais facilmente encontrados em casa, usando óleo novo. Diferentes instruções se aplicam ao usar óleo vegetal de descarte.

Prepare a área de trabalho

Passo 1

Coloque a proteção para os olhos, as luvas e a máscara de poeira.

Passo 2

Cubra a área de trabalho com jornal para proteger a superfície e ajudar a absorver líquidos que possam ser derramados.

Passo 3

Coloque os materiais sobre o jornal -- a soda cáustica, a colher, o metanol, o óleo, o liquidificador, o copo de medição, a balança, o papel manteiga, o recipiente de vidro e a pipeta.

Misture os ingredientes

Passo 1

blender image by Nikolay Okhitin from Fotolia.com

Meça 200 g de metanol no copo de medição e despeje-o dentro do liquidificador.

Passo 2

Coloque papel manteiga na balança, clique em "TARA" para subtrair seu peso e despeje a soda até que a balança indique 3,5 g.

Passo 3

Despeje a soda cáustica cuidadosamente no metanol do liquidificador, cubra e misture em velocidade lenta por dois a três minutos.

Passo 4

bottle of oil image by Adrian Hillman from Fotolia.com

Desligue o liquidificador assim que a soda tiver se dissolvido completamente no metanol. Despeje lentamente o óleo e tampe o liquidificador. Ligue-o novamente em velocidade baixa.

Passo 5

Deixe os ingredientes misturando por 20 a 30 minutos e, então, desligue o liquidificador.

Depois de misturar

Passo 1

Deixe o óleo parado no liquidificador por duas a três horas. Durante esse tempo, a glicerina irá se decantar no fundo do liquidificador. Ela aparecerá como uma camada mais escura no fundo do recipiente.

Passo 2

Despeje lentamente o óleo no recipiente de vidro ou retire-o usando a pipeta (método mais lento, porém mais preciso).

Passo 3

soap bar image by Wayne Abraham from Fotolia.com

Seu óleo está agora pronto para o próximo passo no processo de fabricação de biodiesel. A glicerina pode ser guardada e usada para outras aplicações ou descartada com segurança.

Mais recentes

×