O que é o modelo organizacional "lata de lixo"?

business colleagues preparing for business meeting image by Vladimir Melnik from Fotolia.com
O modelo lata de lixo é um modelo de comportamento organizacional desenvolvido por Michael Cohen, que descreve a cultura dessas instituições como sendo uma anarquia organizacional.
Desenvolvimento
O modelo foi desenvolvido para explicar como o modo das tomadas de decisão afetam as organizações que possuem altos níveis de incerteza, também conhecidas como anarquias organizacionais. Isso ocorre por três motivos: prioridades mal definidas, pouco entendimento da tecnologia e alta rotatividade dos cargos da organização.
Cadeia de eventos
Este modelo não vê o processo de tomada de decisões como uma sequência de passos que começa com um problema e termina com uma solução, pelo contrário, as decisões são efeitos de uma cadeia independente de eventos dentro da organização. Eles podem ser problemas pontuais, soluções possíveis, participadores e oportunidades de escolha. A organização é uma "lata de lixo" onde tudo é atirado.
Consequências
O modelo sugere quatro consequências que podem acontecer a partir desse processo de tomada de decisão: as soluções podem ser propostas mesmo quando os problemas não existem; as escolhas são feitas sem a resolução de problemas; os problemas podem persistir sem serem resolvidos; alguns problemas são resolvidos.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Jon Ireland started writing professionally in 2010 by doing freelance work at the BBC in London. He graduated with a Bachelor of Arts in business administration from the University of Kent before gaining a Master of Arts in European public policy from Kings College, London.
Créditos Fotográficos
business colleagues preparing for business meeting image by Vladimir Melnik from Fotolia.com