Como fazer um moedor de milho caseiro?

••• coffee grinder image by Alison Bowden from Fotolia.com

Moedores de milho têm dois propósitos primários: fazer farinha para consumo humano e rachar milho para consumo animal. O seu propósito ditará o tipo e tamanho do seu moedor.

Moedor manual de pedra

ancient pestle tool. image by mdb from Fotolia.com

Faça esse moedor com duas pedras: Uma reta ou ligeiramente oca e uma redonda que se encaixe na superfície da primeira. Moa o milho colocando-o na pedra reta e então rolando ou esfregando o grão com a pedra. Use pedras de granito; outros tipos foram usados historicamente, mas areia ou calcário pode adicionar pedaços de pedra à farinha.

Moedor de tronco oco e graveto

girl image by Sandra Henderson from Fotolia.com

De acordo com o Gourmet Sleuth, esse moedor é uma versão grande de um gral e pilão de madeira. Para fazer um, esvazia-se um tronco e arredonda-se um graveto de pelo menos 7,5 cm de diâmetro na ponta. O cozinheiro então coloca o grão ou outra substância no fundo do tronco oco e bate com o graveto até que ele esteja amassado em pedaços pequenos.

Moedores de roda

mill wheels in snow image by gb from Fotolia.com

O moedor de roda bíblico consistia de uma pedra grande colocada no centro oco de outra pedra grande, reporta Theodore Hazen em "The History of Flour Milling in Early America" (A história da moagem da farinha na América). Os moedores prendiam o gado a varas saindo da pedra de cima; eles então faziam o gado andar em círculos, o que fazia a pedra virar. Esse processo mói o grão colocado na parte oca da pedra. O processo foi refinado conforme artesãos aprenderam a criar pedras redondas e inventores criaram engrenagens movidas pelo vento ou água para mover as pedras gigantescas.

Mais recentes

×