Mofo branco em samambaias

••• ferns image by TMLP from Fotolia.com

Muitas pessoas gostam de criar plantas domésticas devido ao apelo decorativo e ambiental. Dependendo dos seus hábitos de cultivo, você poderá notar um mofo branco em suas samambaias. Esse é um problema comum em muitas plantas domésticas, incluindo samambaias.

Identificação

Quando você notar mofo ou pó branco ou cinza sobre as folhas da sua samambaia, o culpado é uma doença fúngica conhecida como oídio. O oídio é uma doença comum que ataca samambaias, assim como rosas, hortaliças de jardim e outros tipos de plantas domésticas.

Causas

O oídio, ou mofo branco, é causado por um fungo que se espalha entre as plantas. Sua incidência é maior em samambaias quando a planta é mantida em um ambiente úmido. Se suas samambaias estiverem para fora, noites frescas seguidas por dias quentes podem piorar o problema.

Prevenção / solução

Existem várias etapas que você pode seguir para evitar uma infecção de oídio, ou se livrar de já presentes esporos de fungos brancos. Reduza a umidade no ambiente de crescimento, permita a circulação de ar em abundância e regue a samambaia do lado de fora, se possível. Certifique-se de que qualquer fungicida que você use seja recomendado para samambaia, já que esta planta é muito sensível à muitas soluções químicas.

Mais recentes

×