×
Loading ...

Como montar duas placas-mãe ATX em um gabinete

Quando servidores web são executados, o espaço físico pode ficar limitado. Muitas vezes servidores são amontoados em um quarto para aumentar o lucro e reduzir o espaço necessário a ser alugado. Várias placas-mãe podem ser montadas dentro de um único gabinete de servidor de tamanho normal e alimentadas por uma única fonte ATX de alta potência. Placas mãe Micro-ATX podem ser montadas uma sobre a outra, se o cabo de alimentação de 24 pinos ATX for dividido e os furos forem perfurados nos parafusos de fixação da placa-mãe. Uma ferramenta Dremel é necessária para cortar buracos na parte de trás do gabinete para a conexões da placa-mãe. A montagem dessas placas em um único gabinete pode ser uma provação, mas se você é um entusiasta da informática e está familiarizado com modificações, o projeto poderá ser divertido e gratificante.

Instruções

Duas pequenas placas-mãe podem caber em um gabinetede de tamanho normal (computer power station image by davidphotos from Fotolia.com)
  1. Meça as placas-mãe, abra o gabinete do computador e marque os pontos a serem perfurados na placa de montagem.

    Loading...
  2. Retire o compartimento do disco rígido na parte inferior, de modo que ambas as placas possam ser encaixadas com a fonte de alimentação. Um adaptador de 9 para 13 cm pode ser comprado para montar os discos rígidos nos slots de 13 cm, normalmente utilizados para caixas de breakout e DVD-ROMs.

  3. Marque os buracos e slots para a placa-mãe PCI-Express e conexões do painel. Isso ajuda a marcar ambos os lados do painel para se certificar que os furos correspondem às conexões da placa-mãe.

  4. Faça os furos no painel de trás, use a ferramenta Dremel para cortar cuidadosamente os furos nas saídas da placa-mãe e do PCI-Express. Monte as placas-mãe no painel traseiro usando os parafusos fornecidos.

  5. Coloque a fonte de alimentação no canto inferior direito do gabinete, no lugar onde o compartimento do disco rígido estava. Certifique-se que a parte de trás da fonte de alimentação está voltada para a frente do processador. O computador se ligará à tomada da parede através da frente do gabinete.

  6. Conecte uma extremidade do Y-split de 24 pinos ao cabo ATX da fonte de alimentação, em seguida, conecte as cabeças das duas placas-mãe. Construa o resto do computador, conecte dois monitores, dois teclados e mouses, então ligue-os. Agora você deve ver duas telas de inicialização separadas.

Loading...

Dicas

  • Você pode criar um Y-spliter de cabo ATX, seguindo um diagrama de pinagem (consulte Recursos).

Aviso

  • Verifique se a fonte de alimentação tem watts suficientes para rodar ambos os computadores. Você precisará de uma que seja de pelo menos 800 watts para rodar dois computadores normais.
  • Verifique a temperatura do gabinete e dos CPUs. O computador deve ter refrigeração de reposição para impedir o superaquecimento das duas placas-mãe em um gabinete.

O que você precisa

  • Furadeira com broca de aço ou alumínio
  • Ferramenta Dremel com serra circular para aço ou alumínio
  • Fonte de alimentação de alta potência
  • Cabo de alimentação Y de 24 pinos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...