Como obter o resto na calculadora

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Embora às vezes seja útil ter uma fração em sua forma decimal, outras vezes é necessário trabalhar com todas as partes. Dependendo da capacidade de sua calculadora, existem três abordagens que funcionam. A primeira é aplicável a todas as calculadoras que possam fazer divisão, multiplicação e subtração. Embora, para calculadoras mais avançadas, existam vários atalhos.

Usando uma calculadora simples

Passo 1

Divida os números da fração que deseja que o resto. O número na parte superior representa o numerador, que forma o dividendo, e o denominador está na parte inferior. Por exemplo, suponha que queira encontrar o restante de 17 dividido por 5. A divisão desses dois números é o valor decimal 3,4.

Passo 2

Subtraia a parte não fracionária do quociente. Em outras palavras, subtraia o valor por 0,4.

Passo 3

Multiplique a parte fracionária do Passo 2 pelo denominador original da fração. Por exemplo, 0,4 x 5 = 2, e esse é o resto da fração inicial, 17/5.

Usando uma calculadora científica ou gráfica

Passo 1

Use a função de divisão inteira em sua calculadora. Muitas calculadoras científicas realizam divisão inteira, que dá resultado em números inteiros, com a letra "r" e o resto. Para o exemplo anterior, use a divisão inteira 17/5, 3r2.

Passo 2

Use a função resto em sua calculadora. Algumas calculadoras científicas proporcionam uma função resto real, que pode ser usada no exemplo: resto de (17,5), resultando em 2.

Passo 3

Use a função módulo em sua calculadora. Algumas mais orientadas, incluem função módulo que retorna o resto de uma fração. É também chamada de "mod", nesse caso se aplicada ao exemplo como mod(17,5), ou "%", que no caso é aplicada como 17 % 5.

Mais recentes

×