Como misturar cimento e argila refratária

Procedimentos apropriados de mistura ajudarão a argamassa a alcançar a consistência correta

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Argila refratária possui, como o nome já diz, propriedades refratárias que a tornam resistentes a fornos de altas temperaturas. Ela é geralmente combinada com areia, cimento e, às vezes, com cal, para criar uma boa argamassa que colará tijolos e manterá sua força mesmo em casos de incêndio. A argamassa deve também permanecer estável durante altas temperaturas. Ferramentas elétricas que utilizam móveis anexos podem ser muito úteis como aparelhos de misturas para combinar esses ingredientes pesados. A mistura pode também ser feita à mão, muito embora isso exija bastante esforço físico.

Step 1

Destine uma área de superfície plana próxima ao canteiro de obras para misturar a argamassa. Use uma proporção de 10 partes de areia, seis de argila refratária, duas de cimento comum e três de cal. O cal substituirá o cimento, que, com o tempo, entra em combustão a altas temperaturas. Use areia fina, em vez de uma grosseira que contenha seixos pequenos, para que você possa facilmente aplicar camadas finas de argamassa nos tijolos, com não mais de 60 mm de espessura.

Step 2

Monte todos os materiais que serão necessários para misturar a argamassa. Se necessário, faça isso em pequenas quantidades. Despeje a argamassa misturada e ainda seca em um balde grande o suficiente para caber todo o material e, lentamente, adicione água.

Step 3

Use uma furadeira com um dispositivo de mistura ou uma vareta para misturar o cimento até que ele tenha a consistência de manteiga de amendoim. Se necessário, adicione mais água. Raspe o fundo do recipiente para misturar o pó restante.

Step 4

Limpe o balde antes de fazer outra mistura para evitar que flocos endurecidos de cimento o contaminem.

eHow Brasil
×