Ordem de serviço x Nota fiscal

Ordens de serviço e notas fiscais são dois tipos de documentação usados por um negócio ao realizar um serviço para um cliente. Eles são principalmente usados em indústrias onde o trabalho é realizado e o ciente é cobrado em seguida por esse serviço.
Ordem de serviço
Uma ordem de serviço é geralmente criada antes ou na hora da realização do próprio serviço, funcionando como uma autorização do cliente para que o serviço descrito seja realizado. Ela também pode ser usada como um agendamento de serviços para um momento posterior e contém uma lista de inventário que será usado e o serviço que será feito.
Nota fiscal
Uma nota fiscal é a conta que é enviada para o cliente como um pedido de pagamento. É geralmente enviada após a realização do serviço, mas algumas empresas requerem pagamento adiantado pelo trabalho. Nesses casos, ela é enviada antecipadamente.
Comunicação
A ordem de serviço serve como uma importante ferramenta de comunicação. Além de agir como uma autorização por parte do cliente para que o serviço seja realizado, ela é usada para notificar os trabalhadores sobre o serviço a ser feito. Quando devolvida ao escritório pelos trabalhadores, isso é um sinal de que o trabalho foi realizado e o cliente está pronto para receber a nota fiscal de pagamento.
Elas podem ser combinadas?
Ordens de serviço e notas fiscais podem ser combinadas em um único formulário em certas ocasiões. Se a empresa que realizará o serviço for muito pequena, um único formulário pode ser usado no momento do trabalho. Uma cópia fica com o cliente para pagamento e a outra fica retida no escritório.
Você deve separá-las?
Para contratantes independentes ou operações de única pessoa, talvez seja bom usar um único formulário. Em outros casos, elas devem ser separadas.
Referências
Sobre o Autor
Robert Cook has been writing for online publications. He has also served as an IT technician and customer service manager since 2003. Cook holds a Bachelor of Science in psychology from the University of Washington.