×
Loading ...

Como fazer overclock de um processador com um software

Atualizado em 20 julho, 2017

Um overclock, aumento da velocidade de um processador em relação às configurações de fábrica, pode ser feito de duas formas: através de alterações das configurações da BIOS do computador ou usando um software para manipular estas configurações. Esse último método é um pouco menos vantajoso, pois só pode ser usado durante a execução do sistema operacional. No entanto, isso permite um maior controle, monitorização e recursos de testes.

Instruções

Otimize a velocidade de sua CPU com um software (Chad Baker/Photodisc/Getty Images)
  1. Baixe e instale um software de overclocking, como o "CPU-Z" ou o "SetFSB". Se estiver fazendo overclock em um AMD relativamente novo ou um processador Intel Core i5 ou i7, baixe e instale o "AMD Overdrive" ou o "Intel Desktop Control Center", respectivamente. Se for em um laptop, verifique a parte inferior da placa-mãe para se certificar de que a base do processador e o chip da BIOS não estejam permanentemente soldados. Se estiverem, pode não ser conveniente fazer overclock, pois a CPU não poderá ser substituída em caso de danos.

    Loading...
  2. Anote a marca do processador, a velocidade padrão do relógio e a tensão de entrada, a faixa de frequência aceitável RAM e o número serial da placa-mãe. Todos esses dados são informados na página do produto do fabricante.

  3. Abra o programa e selecione a marca e o modelo da placa-mãe e do processador. Se seu aparelho não estiver na lista do software, busque modelos semelhantes nos fóruns. Vários números de modelos diferentes são comumente utilizados para o mesmo processador por diferentes fabricantes.

  4. Selecione as configurações para aumentar a velocidade do relógio do processador, em acréscimos não maiores do que 5 a 10 por cento, e teste a estabilidade do sistema a cada aumento.

  5. Selecione o aumento da velocidade do barramento frontal. Aumente a velocidade dentro dos parâmetros de operação da CPU. A maioria dos softwares fornecem um menu com os níveis aceitáveis ​​a serem escolhidos.

  6. Aumente a velocidade RAM ajustando a freqüência. Normalmente, o software fornecerá aumentos de frequência aceitáveis. Eleve um nível de cada vez.

  7. Teste a estabilidade do sistema utilizando o programa "Prime95" ou similar. Ele coloca a carga de dados máxima no processador. Teste por um período não inferior a uma hora. Se a CPU permanecer estável, proceda com cautela. Um aumento de 20 para 30 por cento na velocidade do relógio sobre o padrão de fábrica é significativo -- você o notará.

Loading...

Dicas

  • Use o "AMD Overdrive" ou o "Intel Desktop Control Center" sempre que possível.
  • Sempre teste a estabilidade do sistema após cada aumento na velocidade do relógio.
  • Certifique-se de adicionar o tanto de capacidade de refrigeração possível.
  • Otimize a capacidade do sistema operacional RAM. Uma memória ideal evita o aquecimento do processador. Fique atento à temperatura da CPU em todos os momentos -- nunca deixe passar de 70ºC.

Aviso

  • Esse processo pode destruir a CPU, o chip da BIOS e a placa-mãe muito rapidamente se não for feito corretamente.
  • A garantia não cobre esse procedimento. Quaisquer danos causados ​​pelo overclock serão de responsabilidade do proprietário. Se você aumentar demasiadamente os limites da CPU, poderá ter gastos elevados, por isso tenha cuidado.

O que você precisa

  • Programa de overclocking

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...