Como saber se os ovos de pato estão vivos ou mortos

••• Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images

Um aspecto desafiador de criar patos é descobrir se um ovo que foi botado há pouco tempo está morto ou infectado. Nem todo ovo botado é saudável, alguns embriões morrem e há a possibilidade de infecção por bactérias, que apodrecem os ovos. Saber se o seu ovo de pato tem um embrião vivo dentro é vantajoso. Através de um processo chamado de ovoscopia, você pode olhar para o seu ovo de pato e, provavelmente, determinar se há um embrião vivo dentro.

Passo 1

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Apague todas as luzes e quaisquer outras fontes de iluminação no ambiente que você pretende usar para fazer a ovoscopia. Esse processo só funcionará em um ambiente totalmente escuro.

Passo 2

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Segure uma pequena lanterna acima do topo do ovo, para que ela ilumine diretamente abaixo nele. Segure a lanterna pela ponta para que toda a luz fique direcionada ao ovo e não aos seus olhos.

Passo 3

Procure por quaisquer veias dentro do ovo, começando a partir do sétimo dia de incubação. Tipicamente, veias distintas e claras indicam que o ovo está vivo. Após o 12 º dia de incubação, pode-se notar que o embrião se move quando há luz direcionada ao ovo. Nos 26 º e 27 º dias, é possível ver o bico do pato se mover dentro da câmara de ar.

Passo 4

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Observe quaisquer anéis ou manchas de sangue dentro dos ovos. Tais características geralmente indicam embriões mortos ou que nunca se desenvolveram. Além disso, a ausência de veias costuma indicar que o ovo está morto. Ovos infectados são, comumente, escuros e manchados por dentro. Remova todos os ovos infectados ou mortos da incubadora.

Mais recentes

×