Como saber se um ovo de tartaruga é fértil ou infértil
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Tartarugas põem ovos que podem ou não serem férteis, dependendo da saúde da tartaruga e se elas já foram fecundadas ou não. Quando postos, esses ovos são do tamanho de ovos de galinha e continuam a crescer à medida que a tartaruga bebê cresce dentro. Determinar se um ovo de tartaruga é fértil ou infértil é fácil, mas pode precisar de táticas diferentes, conforme o ovo cresce.
Step 1
Pegue o ovo de tartaruga suavemente e feche as cortinas ou desligue todas as luzes para tornar o local escuro. É importante manter o ovo na mesma posição que o encontrou, com o mesmo lado virado para cima a todo momento. Se você virá-lo, o embrião pode se afogar. Ainda assim, pode levar alguns dias para que o embrião se estabeleçam, e quanto mais cedo o ovo for manuseado após ter sido posto, menos preocupação você terá com ele.
Step 2
Ligue a lanterna e direcione a luz sobre a parte de cima do ovo. A lanterna pode ser colocada diretamente contra o casco. Isso vai iluminar o interior do ovo, permitindo que você veja dentro dele. Um ovo fértil será vermelho, rosa ou venoso por dentro, enquanto um ovo infértil será branco ou amarelo claro. Este processo pode ser realizado durante a incubação do ovo e logo um pequeno embrião poderá ser visto dentro. Ele pode ainda ser visto se movimentando e, eventualmente, a luz não será capaz de penetrar no ovo pois a tartaruga bebé irá preenchê-lo por completo.
Step 3
Espere alguns dias e verifique novamente se o ovo está claro. Se o embrião ainda não se ligou à parede do ovo, as veias e a coloração rosada podem não aparecer. Pode levar até cinco dias ou mais para que as veias apareçam, de modo que você deverá procurá-las repetidamente por alguns dias. Enquanto espera, os ovos podem ser colocados em uma incubadora.
Step 4
Observe os ovos a cada três ou cinco dias, enquanto eles estão sendo incubados. Ovos inférteis ou ovos onde o embrião já morreu podem mofar, tornando-se amarelos ou marrons e parecendo amassados. Os ovos infectados devem ser descartado imediatamente para evitar que se espalhe para os ovos saudáveis, mas se o ovo só estiver amassado pode ser que esteja prestes a eclodir.
Referências
Recursos
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images