Como fazer um painel de fibra de vidro

••• tableau de bord image by Richard villalon from Fotolia.com

Instalar seu próprio painel de fibra de vidro é uma excelente maneira de customizar completamente o seu carro. Com seu próprio painel, você pode instalar qualquer coisa que queira, inclusive "tweeter", "cd palyer" de 6 discos, "GPS" integrado ao painel, "DVD player" e sistemas de games. É o auge do carro customizado. A fibra de vidro permite que você crie um painel forte, leve e completamente customizado em qualquer formato ou tema que quiser.

Passo 1

Tire as medidas do interior do carro de lado a lado e da altura e profundidade do painel. Você vai querer primeiro remover o painel existente e usá-lo como modelo, para ter certeza de que vai ficar do mesmo tamanho.

Passo 2

Corte isopor para o comprimento e a largura da tampa do painel. Corte então, outra folha para a face. Você pode cortar fora as seções do painel que vão abrigar os acessórios que desejar instalar depois.

Passo 3

Recorte o formato do isopor para imitar o do painel. Você pode fazer camadas de finas folhas de isopor, lixar com uma lixa fina e então cortar fora as seções para o painel, o "DVD player" e outros acessórios. Assegure-se de dar ao topo e à face a curvatura desejada, e confira as medidas dos acessórios duas vezes. Lembre-se, a fibra de vidro vai acrescentar cerca de 0,5 cm em ambos os lados das caixas internas.

Passo 4

Encaixe cuidadosamente o produto final no seu carro e deixe secar. Então, faça os ajustes necessário.

Passo 5

Fazer uma camada de composto de liberação para cobrir a forma. Coloque então as folhas de fibra de vidro encima deste composto.

Passo 6

Remover quaisquer irregularidades nas folhas, certificando-se de que estão perfeitas. Algumas pessoas usam alfinete para fixar o tecido na forma para que permaneça estável, o que ajuda na aplicação de resina. Se os cortes para os acessórios já foram feitos, enrole as folhas de fibra de vidro nestes cortes.

Passo 7

Misture bem a resina, e usando uma escova de resina, aplique a mistura nas tiras. Misture uma quantidade suficiente (como prescrito na embalagem) e seja generoso na aplicação. Espere até a fibra de vidro endurecer.

Passo 8

Remova o molde começando de um canto e vá desprendendo o do isopor. Agora você tem uma casca completa do painel.

Passo 9

Trabalhar na criação de moldes para as caixas internas que vão abrigar os acessórios. Cortar caixas adicionais no molde, construir formas separadas para elas e anexá-las ao painel. Coloque as tiras de fibra de vidro sobre a face do painel. Use resina para colar e endurecer a moldura.

Passo 10

Lixe a moldura usando lixas cada vez mais finas, começando com uma nº 80 até a mais fina que você desejar.

Passo 11

Use tinta spray de interiores no painel ou uma cobertura de borracha. Ou então vá mais longe ao usar carpete felpudo, camurça ou veludo.

Passo 12

Complete a montagem das partes internas, porta-luvas e trincos.

Mais recentes

×