×
Loading ...

Como usar um painel solar de 23V para carregar uma bateria de 24V

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os painéis solares podem carregar baterias, desde que a tensão produzida por ele seja maior do que a tensão nominal da bateria. Se a tensão máxima de corrente contínua (DC) produzida pelo painel for menor que a tensão da bateria, ela não carregará. Um conversor DC/DC pode ser usado para aumentar a tensão do painel solar de modo que ele possa carregar uma bateria com uma tensão maior que máxima dele.

Instruções

Células solares fotovoltaicas (solaire image by guy from Fotolia.com)
  1. Leia o manual de instalação do painel solar e observe a potência nominal do mesmo em watts. Conecte-se à Internet e faça uma busca por "conversores step-up de corrente contínua". Procure um modelo que tenha uma potência igual ou maior do que a do painel solar. O conversor deve ter uma tensão de entrada entre 20 e 25 volts e uma tensão de saída entre 30 e 40 volts. Compre um conversor que se adapte a estas especificações. Pergunte ao fornecedor qual bitola do fio de cobre é recomendável para ligar o conversor no painel solar.

    Loading...
  2. Decida onde você irá colocar a bateria e o conversor DC. A bateria deve ficar em um espaço fresco e bem ventilado. O conversor DC deve ser instalado perto da bateria. O painel solar deve ficar fora em um lugar que receba a quantidade máxima de luz do sol durante o dia. Aponte o painel para o sul e em um ângulo igual à latitude de sua localização. Meça a distância entre o painel solar e o conversor e, entre o conversor e a bateria. Some essa distância em metros e multiplique por dois. Compre um pedaço de fio de cobre com este comprimento.

  3. Siga as instruções do manual de instalação do conversor DC. Se ele tiver uma saída ajustável, regule a tensão de saída para 30 volts. Ligue o terminal negativo do painel solar no terminal negativo do lado da entrada do conversor. Ligue o terminal positivo do painel solar no terminal positivo no lado da entrada do conversor.

  4. Conecte os terminais da bateria aos terminais de saída do conversor DC e ligue o aparelho. Se houver luz solar sobre o painel, a bateria deverá estar carregando neste momento e o conversor DC deve estar mostrando que ele está funcionando corretamente. Se o conversor exibir sua tensão de saída e corrente, tome nota destes números. Verifique se a tensão de saída está entre 30 e 32 volts.

  5. Esta instalação irá carregar a bateria de 24 volts, mas há duas coisas a considerar: a corrente produzida pelo painel solar é alta o suficiente para carregar a bateria em um período de tempo razoável? Se sim, como você evitará que a bateria fique sobrecarregada? Não é possível responder à primeira pergunta sem saber a potência do painel solar. Para evitar o sobreaquecimento da bateria, você deve instalar um controlador de carga de 24 volts entre o conversor DC e a bateria. Caso contrário, verifique a tensão da bateria desligando o conversor DC e medindo a tensão com um voltímetro. Pare o carregamento quando você medir a tensão da bateria em pouco mais de 25 volts.

Loading...

Aviso

  • Não esqueça de encher a bateria com água destilada se ela for uma bateria de ácido e chumbo.
  • Sempre use óculos de proteção.

O que você precisa

  • Conversor DC/DC
  • Fio de cobre
  • Ferramentas básicas

Referências

Loading ...
Loading ...