Papagaios que se alimentam de castanhas

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Existem mais de 300 tipos de papagaios no mundo, e castanhas e sementes são parte da dieta natural de todos eles. A alimentação do papagaio também inclui vegetais, frutas, legumes, grãos e até mesmo insetos. Castanhas e sementes parecem ser o alimento preferido, embora as castanhas possam causar problemas de saúde nos papagaios em cativeiro. Limite-as a uma pequena quantidade por dia, fique longe de alimentos salgados e forneça frutas, legumes e arroz para completar a alimentação saudável do papagaio.

Castanhas cruas

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Qualquer criatura que gasta energia precisa de uma fonte de ingestão de calorias. As castanhas cruas são uma ótima fonte de energia, além de fornecerem um teor de gordura que ajuda a transportar as vitaminas A, D, E e K e distribuí-las por todo o sistema digestivo. As gorduras auxiliam o organismo a absorver a vitamina D e tornam o cálcio disponível, além de ajudarem a converter o caroteno em vitamina A, que é extremamente importante para um papagaio.

Limite de ingestão de castanhas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As castanhas podem contribuir para a obesidade em papagaios em cativeiro ou inativos. Esse alimento possui alto teor calórico, sendo fonte de grande quantidade de energia. Os papagaios na natureza precisam dessa fonte para realizar o exercício necessário para se manterem vivos. A ave em cativeiro não faz tanto exercício como uma selvagem e não pode queimar grandes quantidades de calorias. A energia não utilizada se transforma em gordura no corpo e contribui para a obesidade. Não elimine as castanhas da dieta do papagaio, mas forneça-as em quantidade limitada.

Castanhas salgadas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O sal é perigoso para os papagaios e é muito limitado nos alimentos naturais consumidos pelas espécies selvagens. Quando em excesso, aumenta a pressão arterial e provoca problemas cardíacos em todas as criaturas. Não é necessário tanto sal para aumentar a pressão e a frequência cardíaca de um papagaio. Para mantê-lo saudável, fique longe de castanhas salgadas e quaisquer outros alimentos que contenham sal. Castanhas sem sal e cruas são as melhores opções para uma boa alimentação do papagaio.

Castanhas como entretenimento

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Quebrar cascas de castanhas é natural para um papagaio, afinal, os selvagens não têm acesso a castanhas sem casca. As que possuem casca também proporcionam um entretenimento maravilhoso para essas aves. Elas gostam do desafio de tentar quebrá-la para chegar até a semente. Além disso, quebrar as cascas os ajuda a manter um bico saudável, e o método utilizado mantém o bico aparado e forte. Alguns papagaios gostam de empurrar, lançar e rolar as castanhas ao redor da gaiola.

Mais recentes

×