Como posso saber se meu periquito é feliz?

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Cuidar de um periquito de estimação requer mais do que simplesmente dar-lhe comida e abrigo, também implica em mantê-lo feliz. O periquito selvagem vive em um vasto bando no qual interage diariamente com outros pássaros da mesma espécie. No cativeiro, o pequeno animal requer um estímulo parecido para ficar feliz, e precisa compartilhar tempo de qualidade com seu bando humano. Um dono carinhoso se sintonizará com as necessidades da ave. Um periquito saudável e feliz é um companheiro de estimação ideal.

Passo 1

Verifique se o periquito tem sinais de excitação. Uma ave feliz começará a saltar e subir pela gaiola quando seu querido ser humano voltar para casa. Ele também gorjeia emoção.

Passo 2

Observe como o periquito se limpa. Um pássaro feliz passa bastante tempo arrumando e limpando suas penas. Se elas parecerem irregulares, fofas e despenteadas, ele poderá estar doente ou infeliz.

Passo 3

Coloque diversos brinquedos aprovados para periquitos na gaiola e assista-o brincar. Quando felizes, eles gostam de se divertir com uma grande variedades de objetos. Essa ave gosta especialmente de se admirar no espelho, quando se sacode e dança fazendo um espetáculo para si mesmo.

Passo 4

Monitore a ingestão alimentar do periquito. Ele deve comer uma dieta diária bem balanceada e saudável. Caso pare de comer repentinamente, leve-o ao veterinário para certificar-se de que está saudável. A ave poderá estar sofrendo de depressão ou doença.

Passo 5

Solte o periquito da gaiola com frequência para subir em você ou brincar em um cercado. Uma ave feliz beliscará tudo. Essa espécie adora abocanhar e mordiscar todos os objetos.

Passo 6

Toque uma gravação de outros pássaros chilreando e fazendo barulhos. Os periquitos gostam de cantar juntos alegremente com o som de outras aves.

Passo 7

Deixe o periquito ouvir uma grande variedade de músicas. A música normalmente deixa um pequeno pássaro feliz de bom humor, de acordo com a Bird Times Magazine.

Passo 8

Ouça a noite o pássaro rangendo seu bico. Muitos deles fazem isso antes de cair no sono se estiverem se sentindo felizes e satisfeitos.

Mais recentes

×