Como fazer papiro com palha de milho

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O papiro de junco é difícil de ser obtido, a menos que viva no Egito. Porém, você poderá fazer um tipo semelhante de papel, utilizando as palhas de milho vendido em supermercados. Esse papel básico é simples de ser feito e um grande projeto para crianças e adultos. O papel feito com a palha de milho tem uma superfície áspera, que a torna mais fácil ser marcada com um pincel e tinta do que com uma caneta ou um lápis. Passe algum tempo fazendo experimentos nesse papel, para ver que tipo de marca fica melhor. Você poderá, até mesmo, praticar seus hieróglifos.

Passo 1

Mergulhe palha de milho na água por duas horas ou até que fique macia. Corte a ponta afiada de cada palha.

Passo 2

Aqueça a água em uma panela não reativa até quase levantar fervura e adicione uma xícara de bicarbonato de sódio para cada 5,5 litros de água. Adicione as palhas embebidas e deixe-as cozinhar por 30 minutos. Elas deverão ficar macias e translúcidas.

Passo 3

Encha a tigela com água limpa e, delicadamente, lave a palha de milho. Encha a tigela com água limpa e mergulhe as palhas, para mantê-las molhadas. Não deixe que sequem.

Passo 4

Misture a farinha de trigo com a água, para criar uma pasta úmida. Deixe-a de lado.

Passo 5

Pegue uma palha de milho e bata-a levemente para secar, entre dois pedaços de jornal.

Passo 6

Coloque uma folha de interface ou um tecido em cima da superfície de trabalho. Organize uma fileira de pedaços de palha de milho com a parte sulcada virada para baixo, sobre a interface. As bordas deverão tocar-se.

Passo 7

Pincele a camada de palha de milho com a pasta de trigo. Então, coloque outra camada de palha de milho, com o lado liso para baixo, em um ângulo de 90º em relação à primeira camada. Você completou um pedaço de papiro de palha de milho.

Passo 8

Adicione uma camada de jornal na parte de cima dos papiros e repita do passo 5 ao 7, até que tenha utilizado toda a palha.

Passo 9

Adicione uma última folha de jornal e aperte-a debaixo de livros ou outros pesos, até que esteja seca.

Mais recentes

×