Como fazer seu pastor alemão ganhar peso

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O pastor alemão é um cachorro grande e de metabolismo rápido quando saudável, portanto, é importante lhe fornecer uma alimentação constante e adequada para manter um peso ideal no animal. Eles podem comer entre 5,5 a 9,5 kg de ração seca semanalmente, dependendo da sua idade e tamanho. Dar menos do que essa quantidade pode causar má nutrição e, mais, obesidade, principalmente se o pastor alemão não se exercitar. O cão saudável pode parecer um pouco magro demais, pois suas costelas não são visíveis, mas é possível senti-las, e sua barriga deve ser para dentro, na altura da cintura.

Passo 1

Saiba qual é a causa da magreza do cão. Leve o pastor alemão a uma consulta veterinária. É possível que você não esteja dando a quantidade de ração suficiente por dia ou talvez esteja errando o tipo da alimentação. Também é possível que o cachorro esteja doente, tenha uma infecção ou lesão. A raça tende a apresentar doenças que causam perda de apetite e de peso.

Passo 2

Pese o cachorro semanalmente para verificar se está ganhando, perdendo ou mantendo o peso. Isso lhe ajudará a saber se o plano de engordá-lo está funcionando ou se precisará alterá-lo. Se continuar sem apresentar resultados ou perdendo peso mesmo com as mudanças na dieta, leve o cão ao veterinário.

Passo 3

Forneça comida várias vezes por dia. Alguns donos de cães deixam a comida seca disponível o dia inteiro e dão a ração úmida uma ou duas vezes por dia. Se for o caso, garanta que a ração seca seja rica em proteínas e com poucos preenchimentos, como resíduos ou fubá. Você também pode oferecer a ração seca várias vezes ao dia. Talvez seja preciso alimentá-lo até quatro vezes por dia para garantir uma boa nutrição.

Passo 4

Ofereça comidas "de humanos" frescas com lanches ou refeições. Isso não significa dar restos da mesa ou raspas guardadas. Dê legumes e verduras, como petiscos, cenoura ou aipo, e misture peru e frango cozidos nas refeições dos cães. Carnes magras, fibras e alimentos não processados podem ajudar o sistema digestivo do cachorro a funcionar adequadamente.

Passo 5

Faça seu pastor alemão se exercitar. Caminhada, corrida ou natação são atividades que criam músculos que podem ser feitas todos os dias. É importante que não ganhem peso apenas comendo e engordando. Criar massa muscular é importante para manter o peso e a saúde ideais.

Mais recentes

×