Os perigos das canecas de café de cerâmica esmaltadas
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Antes de tomar um café na sua nova caneca de cerâmica, é bom virar a caneca de cabeça para baixo e verificar onde ela foi produzida. Se foi feita na China, é melhor testá-la para descobrir se o possui um nível de chumbo permitido.
Perigos do chumbo
O chumbo é um metal pesado que ocorre naturalmente no meio ambiente, mas é geralmente produzido em processamento de minérios. É tóxico ao corpo humano e causa sérios danos neurológicos que resultam em desordens do cérebro, fígado e de desenvolvimento. O chumbo é especialmente perigoso para crianças e mulheres grávidas. Além disso, exposição contínua em adultos pode causar pressão alta e anemia. Intoxicação severa pode ser fatal. Envenenamento por chumbo ocorre geralmente com o passar tempo, a medida em que o elemento se acumula no corpo.
Fontes de chumbo
O chumbo pode ser ingerido a partir do pó ou ingestão de água contaminada. As pessoas podem ser expostas também através de tinta, joias de metal, atividades como o trabalho com cerâmica, retoque de mobília, produção de vidro manchado, tubulação de chumbo, comidas enlatadas importadas (por causa da solda de chumbo utilizada para selar a lata), pilhas, cortinas, cosméticos e pratos e utensílios de cozinha feitos de cerâmica esmaltada. Alguns países baniram o uso de chumbo na fabricação de produtos domésticos, tinta, cerâmica esmaltada e na tubulação de chumbo para reduzirem os níveis de exposição ao chumbo. A China é menos restritiva. Em 2007, contaminantes foram encontrados em uma série de produtos chineses, incluindo cerâmica. Isto gerou preocupação mundial. O governo chinês respondeu com uma forte regulamentação, aumentando o monitoramento e inspeções frequentes. Apesar dos esforços, histórias de envenenamento por chumbo em crianças que vivem nas proximidades de usinas de fundição ainda existiam em 2009.
Cerâmica com fonte de intoxicação por chumbo
Historicamente, coberturas de chumbo eram usadas para proteger a superfície de produtos de cerâmica e aumentar a sua durabilidade. Elas acrescentam brilho e beleza. Quando preparadas e seladas adequadamente, não apresentam nenhum risco para a saúde. No entanto, pratos com cobertura de chumbo podem se tornar tóxicos se forem queimados de maneira inapropriada ou se estiverem danificados. O chumbo passa do receptáculo para a comida ou líquido. O aquecimento do utensílio favorece ainda mais este processo, assim como comida ou bebida ácida.
Procurando por chumbo em cerâmicas
Tradicionalmente, coberturas esmaltadas eram usadas para selar a cerâmica feita à mão. Colecionadores antigos devem ficar atentos quando utilizarem porcelana de ossos ou porcelana comum - mesmo pratos e outras peças de mesa fabricadas na América. Cerâmica feita em casa e também qualquer peça que esteja lascada ou arranhada é considerada suspeita. Cerâmica asiática altamente decorada e terracota esmaltada importada do México deve ser testada antes de ser utilizada. Tenha cuidado com qualquer cerâmica com decoração em relevo pintada sobre o esmalte.
Teste do chumbo
Testes caseiros são vendido em lojas de tinta e ferragens. Estes testes são simples na detecção de níveis significantes de lixiviação de chumbo em utensílios de jantar e cozinha.
Referências
Sobre o Autor
Rae Casto began writing professionally in 1982. She writes on a variety of topics including health, nutrition, art and culture for various websites. Casto holds a Bachelor of Arts in psychology and art from Guilford College and a Master of Public Administration in health administration from the University of North Carolina at Pembroke.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images